Sousa/PB -
Diligências

PF combate crimes de abuso sexual infantojuvenil na internet

Ação cumpre mandados e prende dois suspeitos por armazenamento e compartilhamento de material ilícito.

Da Redação Repórter PB

09/12/2025 às 10:00

Ads 970x250
Imagem Combate a abuso sexual infantojuvenil na internet

Combate a abuso sexual infantojuvenil na internet ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

Na manhã desta terça-feira (9/12), a Polícia Federal deflagrou a Operação Kore, destinada a reprimir crimes de posse, compartilhamento e produção de imagens e vídeos relacionados à exploração e ao abuso sexual infantojuvenil pela internet.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na capital paulista, expedidos pela Justiça Federal.

Durante as diligências, foram localizados diversos dispositivos eletrônicos. A análise preliminar realizada pela equipe pericial no local identificou a existência de arquivos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil, o que resultou na prisão em flagrante de dois suspeitos.

Todos os equipamentos apreendidos (celulares, computadores, discos rígidos externos, pendrives e outros) serão submetidos à perícia criminal federal para aprofundamento da investigação e identificação de possíveis vítimas adicionais.

Os investigados responderão pelos crimes previstos nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o mais adequado é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida às vítimas desses crimes tão devastadores.

Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco. É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.