
19/02/2026 às 13:03
Projetos inovadores voltados para a área de mineração terão R$ 200 milhões em investimentos do programa Finep Mais Inovação. Podem participar ideias para o desenvolvimento de minerais críticos, mineração urbana, ímãs de terras-raras, tecnologias sustentáveis e descarbonização.

O edital publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) pretende incentivar empresas brasileiras em parceria com instituições científicas. Segundo a ministra do MCTI, Luciana Santos, é a “industrialização sustentável”.
O prazo para cadastramento vai até às 18h do dia 31 de agosto, somente pela internet. É preciso se cadastrar na plataforma da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para depois encaminhar a documentação.
As propostas vão passar por duas etapas: habilitação, para conferir a documentação; e análise de mérito, que é o exame técnico do projeto. Serão avaliados critérios como grau de inovação e relevância estratégica.
Todas as orientações estão no sites finep.gov.br ou no gov.br/mcti.
Para ler no celular, basta apontar a câmera