Sousa/PB -

Extras

Caixa lança microcrédito para empreendedores inscritos no CadÙnico

Rádio Agência

10/02/2026 às 09:46

Tamanho da Fonte

Os empreendedores de baixa renda inscritos no CadÚnico contam agora com uma nova opção de crédito.

É o Conquista+ CAIXA, uma iniciativa do programa Acredita no Primeiro Passo, lançada nessa segunda-feira (9), em São Paulo.

Serão oferecidos empréstimos que variam de R$ 500 a R$ 21 mil, taxas de juros de Selic acrescida de até 2% ao ano, isenção de IOF e prazo de pagamento de 4 a 12 meses.

A medida vai beneficiar empreendedores formais ou informais, como explica a gerente da Caixa, Tais Yoshikawa.

"Vai ser feito a pessoas físicas que têm um trabalho informal, então pode ser qualquer tipo de trabalho informal: cabeleireira, costureira... qualquer um que tenha trabalho informal".

A prioridade é para grupos historicamente mais afetados pela desigualdade, como mulheres, pessoas negras, jovens, pessoas com deficiência e povos e comunidades tradicionais.

A meta é que, no mínimo, 50% das operações sejam destinadas a mulheres.

A paulistana Patrícia de Almeida conta que vai usar o dinheiro para melhorar o salão de beleza e atrair novos clientes.

"Eu achei maravilhoso, ajuda muito a empreender. Então vai me ajudar muito na melhoria do salão".

Já a imigrante boliviana Mery Huallpa vai investir na própria oficina de confecção.

"Ajuda muito para sair do que a gente tem, pequenos trabalhos, pequenos empreendimentos ajuda bastante para poder crescer e para poder ajudar a família também".

O projeto-piloto terá duração inicial de 90 dias e começa a ser implementado em agências da Caixa nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Segundo o governo, cerca de 98% das novas vagas formais geradas desde 2023 foram ocupadas por pessoas do Cadastro Único, que são famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa.

2:15

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera