
20/11/2025 às 16:37
O secretário-geral da ONU, António Guterres, fez um apelo urgente nesta quinta-feira (20) por resultados concretos na reta final das negociações climáticas, penúltimo dia oficial da COP30 em Belém. Guterres reafirmou que será inevitável uma ultrapassagem temporária do limite de 1,5 ºC começando no início da próxima década e ressaltou que a missão central da conferência é tornar essa ultrapassagem a menor, mais curta e mais segura possível.

Apesar das posições ainda divergentes nas negociações, o secretário-geral afirmou que a presidência brasileira da COP30 ainda fará tudo para alcançar o equilíbrio entre as preocupações sobre a adaptação e mitigação.
Segundo ele, ainda se faz essencial triplicar o financiamento climático até 2030 e alinhar as contribuições nacionalmente determinadas de cada país, em geral, com um corte drástico das emissões.
No entanto, há resistência de alguns países em incluir nas metas a redução da dependência de combustíveis fósseis.
"Há, portanto, aqui um equilíbrio entre adaptação e mitigação, que me parece importante resolver e estou convencido que a presidência tudo fará para o alcançar. E, obviamente, um dos problemas essenciais em relação ao nível de emissões que temos é o fato de os combustíveis fósseis representarem 80% das emissões."
Guterres ainda agradeceu ao presidente Lula pela liderança na condução da conferência da ONU sobre mudanças climáticas. Ele afirmou que nenhuma delegação sairá de Belém com tudo o que deseja, mas todas têm o dever de alcançar um acordo equilibrado.
1:44Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera