Sousa/PB -

Extras

Pessoas gritando "fire" e correria: os relatos de voluntários da COP30

Rádio Agência

20/11/2025 às 16:42

Tamanho da Fonte

O rápido acionamento do protocolo para incêndios garantiu a segurança do público da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) durante o fogo que atingiu a Zona Azul na tarde desta quinta-feira (20).

O voluntário Mateus Eulan estava voltando do almoço quando viu as pessoas correndo e ouviu os gritos de fogo. Ele lembrou do treinamento realizado com os Bombeiros antes do evento.

"Pessoal correndo, aí escutei "fire" e entendi que era fogo. Segui o protocolo e evacuei junto com todo mundo, em tranquilidade. É o protocolo básico: tá havendo fogo, evacua e deixa os profissionais trabalharem, até para não impedir eles de irem onde precisam ir".

Outro voluntário, Ousmane Kava estava próximo do local do incêndio, a 20 ou 30 metros, no pavilhão da Libéria, como disse à reportagem da Rádio Nacional. Ele ouviu o barulho e correu.

"Não era visível o fogo pra mim, mas depois ouvi bastante barulho. Fiquei assustado, as pessoas correndo e gritando "fire", "fire". E fui correndo. Não consegui ajudar muita gente, mas os bombeiros são treinados para isso. Graças a deus todo mundo conseguiu evacuar em tempo. Passou um filme na cabeça. Pensei que fosse acontecer algo mais grave, mas o fogo foi controlado e todo mundo saiu em segurança".

De acordo com a organização da COP30, o fogo foi controlado e não deixou feridos, mas as causas ainda estão em investigação.

Segundo a nota, o pavilhão fica ao lado de um quartel do Corpo de Bombeiros, o que agilizou o atendimento. Além disso, diversas equipes atuam no local para conter totalmente a situação. 

Nas redes sociais, o governador do Pará, Helder Barbalho,  também reforçou que o incêndio foi controlado e os Bombeiros fazem o trabalho de rescaldo do fogo.

1:59

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera