
18/11/2025 às 18:15
A Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, recentemente, anunciou uma nova resolução que proíbe o uso de duas substâncias químicas, TPO e DMPT, presentes em produtos para esmaltes e unhas em gel, após comprovação de riscos à saúde.

De acordo com a toxicologista e coordenadora de toxicologia ocupacional do Lab to Lab Pardini, Maria Clara Sampaio, a medida alinha o Brasil às normas da União Europeia, que adotou a mesma restrição.
“A Anvisa trouxe aí essa determinação que ela já é vigente na Europa, de que as duas substâncias, tanto o DMTP, quanto o TPO, são proibidos de utilização. E por quê? O DMTP, ele é potencialmente cancerígeno. Enquanto o TPO, ele é tóxico para reprodução, podendo levar aí a quadro de infertilidade.”
A toxicologista chama atenção para um risco maior dos profissionais que se expõem às substâncias proibidas de forma mais prolongada:
“Os dois riscos, a gente pensar aí, tanto o potencial cancerígeno – têm estudos comprovando – quanto a questão da infertilidade, a gente tem que pensar que para quem faz a unha aí a cada duas semanas, por exemplo, é um risco mais reduzido. Só que o que a gente precisa pensar é o profissional que realiza essa atividade diariamente.”
Maria Clara Sampaio reforça a importância de os profissionais e clientes ficarem atentos à presença das substâncias proibidas nos produtos utilizados.
1:43Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera