
10/11/2025 às 10:17
Cerca de 3,5 milhões de candidatos fizeram o primeiro dia de prova do Enem 2025 nesse domingo (9). O número representa 73% dos inscritos. Após a prova, o Ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou um balanço preliminar e destacou a abstenção, que chegou a 27%.

"A abstenção foi estável, foi praticamente o mesmo do ano passado, claro que são dados preliminares ainda. E tem sido um percentual praticamente histórico na aplicação do Enem. Então, apenas caiu do 23 para 24, caiu 1%, e praticamente permaneceu 27% esse ano. Isso na série histórica, mas é mais ou menos esse percentual um pouco, que varia entre 27 a 30% o percentual de abstenção".
Os participantes resolveram questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação, com o tema: "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".
Para a professora de redação, Bárbara Soares, o tema não foi uma surpresa.
"De novo, o Enem traz um tema que é bastante relevante, desde 2023, é, a gente tem visto uma preocupação muito grande em relação ao envelhecimento da população. Hoje em dia, nós temos o Brasil de mais idosos do que jovens".
O gabarito será divulgado na quinta-feira, dia 13.
O segundo dia do Enem acontece no próximo domingo, com as provas de Ciências da Natureza e Matemática.
Para os estudantes de cidades afetadas por desastres naturais, como Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, que foi atingida por um tornado, a reaplicação acontece em 16 e 17 de dezembro.
Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o Enem será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da realização da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
1:58Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera