
10/11/2025 às 11:36
Aposentados e pensionistas do INSS, que tiveram descontos indevidos diretamente nos seus benefícios, têm até a próxima sexta-feira, dia 14, para contestação.

O questionamento vale para as cobranças não autorizadas, feitas por associações e sindicatos entre os anos de 2020 e 2025.
Os beneficiários podem formalizar a reclamação por meio dos canais oficiais do instituto. São eles, o aplicativo ou site Meu INSS, o telefone da Central 135 e ainda pessoalmente em uma agência dos Correios.
De acordo com o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, a contestação é o primeiro passo para garantir o ressarcimento dos valores pelo governo federal...
"Nós queremos que todos aqueles que foram descontados indevidamente possam receber de volta o que lhes foi tirado sem autorização. É fácil, é rápido, e ele não precisa de advogado, não precisa atravessador, não precisa pedir a ninguém. Ele pode fazer esse trabalho, esse processo direto nas agências dos Correios ou no aplicativo Meu INSS".
Desde a abertura do prazo para reivindicar o ressarcimento dos valores, em maio, 5,9 milhões de contestações foram registradas por beneficiários, que não reconheceram os descontos feitos pelas entidades associativas.
A Previdência Social já devolveu R$ 2,4 bilhões a 3,6 milhões de aposentados e pensionistas, o que representa 75,3% do total de beneficiários que estão aptos a aderir ao acordo de ressarcimento.
A adesão é gratuita e dispensa o envio de documentos adicionais. Os valores serão depositados automaticamente pelo governo federal, na conta onde o beneficiário já recebe.
*Com informações da Agência Brasil
2:07Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera