
05/11/2025 às 22:07
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes afirmou, nesta quarta-feira, que a Polícia Federal vai abrir um inquérito para investigar o crime organizado no Rio de Janeiro.

Segundo Moraes, a investigação vai averiguar como funciona o esquema de lavagem de dinheiro e infiltração de criminosos no poder público.
As declarações do ministro foram feitas a representantes de entidades que atuam em defesa de direitos humanos. A reunião foi agendada para debater os desdobramentos da Operação Contenção, que deixou mais de 120 mortos na capital fluminense.
Em relação a apuração sobre as circunstâncias das mortes ocorridas durante na ação das polícias civil e militar, o ministro declarou que o Supremo vai acompanhar a investigação e adiantou que falta autonomia para a polícia técnico-científica do Rio. Na avaliação de Moraes, essa subordinação à Polícia Civil pode comprometer a apuração.
Moraes assumiu a relatoria temporiamente da chamada ADPF das Favelas, diante da ausência do relator do caso, o ex-ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou em outubro.
Alexandre de Moraes foi escolhido para tomar decisões urgentes envolvendo o processo que trata da atuação das forças de segurança em áreas vulneráveis.
1:26Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera