Sousa/PB -
Pronunciamento

Wilson Santiago defende fortalecimento do SUAS e mais recursos para Assistência Social nos municípios

Em seu discurso, o parlamentar destacou a importância do SUAS como ferramenta essencial para garantir dignidade, amparo e oportunidades às famílias em situação de vulnerabilidade em todo o país.

Por Redação do Reporterpb

05/11/2025 às 18:23

Ads 970x250
Imagem Deputado federal Wilson Santiago (Republicanos)

Deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) ‧ Foto: Reprodução/TV Câmara

Tamanho da Fonte

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos–PB) fez, nesta quarta-feira (05), um pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados em defesa do fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da ampliação dos recursos destinados à proteção social no Brasil. Em seu discurso, o parlamentar destacou a importância do SUAS como ferramenta essencial para garantir dignidade, amparo e oportunidades às famílias em situação de vulnerabilidade em todo o país.

“Promover e fortalecer o SUAS é essencial para garantir a proteção social e o acesso a direitos para a população que mais precisa. Precisamos assegurar que as políticas públicas cheguem com qualidade às famílias vulneráveis, tanto na zona urbana quanto na zona rural”, afirmou o deputado.

Wilson Santiago reforçou a necessidade de viabilizar mais investimentos federais para o sistema e defendeu a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 383/2017, que destina 1% da receita corrente líquida da União para o financiamento do SUAS. Segundo ele, a proposta representa “um passo decisivo para garantir a sustentabilidade financeira da política de assistência social e fortalecer a rede de proteção em todos os municípios brasileiros”.

O parlamentar ressaltou que o SUAS é um modelo de gestão participativa e descentralizado, que integra União, estados e municípios na execução de políticas sociais, serviços e benefícios voltados à população em situação de risco e vulnerabilidade.

“É fundamental que os estados e municípios tenham estrutura, servidores capacitados e apoio técnico. Precisamos discutir uma nova repactuação federativa, porque muitos entes ainda enfrentam dificuldades em manter o SUAS funcionando adequadamente”, pontuou Santiago.

Durante seu pronunciamento, o deputado também alertou para a importância de olhar com atenção para os grupos mais afetados pela pobreza e exclusão social, como mulheres, crianças, idosos, pessoas negras e comunidades tradicionais.

“Temos que pensar na família que está passando fome, na mulher em situação de violência, no idoso que depende de instituições de longa permanência. A assistência social é um compromisso constitucional e humano que o Estado deve cumprir com responsabilidade e sensibilidade”, destacou.

Para Wilson Santiago, consolidar o SUAS com financiamento estável, transparência e controle social efetivo é um passo decisivo para reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento com justiça social no Brasil.

“Garantir recursos para o SUAS é caminhar na direção de um país mais justo, solidário e com oportunidades para todos”, concluiu o deputado.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.