Sousa/PB -

Extras

No Dia dos Professores, começa a emissão da Carteira Nacional Docente

Rádio Agência

15/10/2025 às 14:43

Tamanho da Fonte

Neste dia 15 de outubro, quando se comemora o Dia dos Professores, começa a emissão da Carteira Nacional Docente. O novo documento de identidade funcional pode ser solicitado por professores de todos os níveis e etapas da Educação, das redes públicas e privadas; e dará aos professores descontos em eventos culturais como shows, teatros e cinemas.

O presidente Lula anunciou uma série de investimentos do Programa Mais Professores, em reconhecimento ao papel central dos professores no sucesso das políticas educacionais e na aprendizagem dos estudantes. E ao falar sobre a importância da Educação, o presidente Lula falou que todos precisam ter a mesma oportunidade.

“Eu tenho um curso primário e um curso do Senai. É o que eu tenho na vida. E a minha obsessão pela educação é porque eu não tive as coisas que eu acho que eu deveria ter. E hoje eu acho que os filhos do povo têm que ter aquilo que todo mundo tem direito a ter. É por isso que eu sou doente pela educação. É porque eu quero que o filho de uma simples pregada doméstica possa disputar uma vaga na universidade ao lado do filho da patroa dela. E que vença quem tem melhores condições, quem aprendeu mais, quem estudou mais.”

 

Rio de Janeiro (RJ), 15/10/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, durante a cerimônia de comemoração pelo Dia dos Professores e de anúncios relativos ao Programa Mais Professores para o Brasil. Foto: Ricardo Stuckert/PR Rio de Janeiro (RJ), 15/10/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, durante a cerimônia de comemoração pelo Dia dos Professores e de anúncios relativos ao Programa Mais Professores para o Brasil. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Rio de Janeiro (RJ), 15/10/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, durante a cerimônia de comemoração pelo Dia dos Professores e de anúncios relativos ao Programa Mais Professores para o Brasil. Foto: Ricardo Stuckert/PR - Ricardo Stuckert/PR

Nesse evento, também foram oficializadas importantes ações do programa Mais Professores, que busca atender aproximadamente quase três milhões de docentes em todo o país.

O ministro Camilo Santana, da Educação, ressaltou o papel do profissional da área de Educação e a importância da Carteira Nacional Docente como reconhecimento do seu trabalho. As primeiras carteiras já estão sendo entregues no Rio de Janeiro.

“Nós estamos entregando aqui 1.500 carteiras para os professores aqui do Rio de Janeiro como início da entrega de 2,7 milhões de carteiras que poderão ser emitidas no Brasil.”

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Mota, ressaltou uma série de propostas aprovadas nos últimos dias com foco na categoria.

“Nós recebemos ontem, na semana do professor, na semana da infância, o texto do novo Plano Nacional de Educação que vai garantir para os próximos dez anos as metas da educação pública do nosso país. Nós aprovamos a autorização para que os professores possam renegociar os seus quinquênios que ficaram por quase dois anos congelados e essa foi uma pauta que nós aprovamos na Câmara dos Deputados.”

Na cerimônia, professores também foram premiados com computadores e foi apresentada a nova versão do Portal de Formação Mais Professores, que reúne cursos gratuitos de formação continuada, graduação, mestrado e doutorado.

3:24

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera