15/10/2025 às 16:40
A Paraíba avança na infraestrutura para o abastecimento de caminhões movidos a Gás Natural Veicular (GNV). Atualmente, 10 postos de combustíveis localizados nas BR-101 e BR-230 já possuem condições de abastecer veículos pesados, contribuindo para a consolidação do Corredor Sustentável do Nordeste, que conecta os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Os postos que abastecem caminhões com GNV estão localizados em João Pessoa (Posto Maxxi, AFL Pichilau e DLM Ronaldão), Mamanguape (Posto BR Mamanguape), Alhandra (Posto Serra IV), Cabedelo (Postos Dois Irmãos e São Luiz IV), Bayeux (Posto Motogás 1) e Santa Rita (Postos Vibra e Planalto).
Segundo Fabíola Gomes, gerente de mercado automotivo da PBGás, a tendência é que a Paraíba e os demais estados nordestinos ampliem a infraestrutura de abastecimento rápido nos próximos anos, acompanhando a demanda crescente por combustíveis menos poluentes e mais sustentáveis.
“Além de reduzir custos operacionais e de manutenção, os caminhões a gás natural emitem cerca de 21% menos CO₂ em comparação ao diesel, podendo alcançar até 95% de redução quando abastecidos com biometano”, destacou Fabiola.
Na última semana, Fábio Mariz, diretor técnico-comercial da PBGás, e Fabíola Gomes participaram do Workshop sobre Frotas Pesadas e Corredores Sustentáveis, promovido pela Mitsui Gás e Energia e Norgás, do qual participaram as Companhias Distribuidoras Locais e ainda a Scania e MWM. O evento teve como foco o desenvolvimento da infraestrutura e das soluções tecnológicas para frotas pesadas movidas a gás natural no Brasil.
Durante a programação, os representantes da PBGás também realizaram uma visita técnica à fábrica da Scania, localizada em São Bernardo do Campo/SP, referência nacional na produção de caminhões a gás.
Em 2024, a PBGás promoveu um seminário na Paraíba com fabricantes e proprietários de postos, discutindo adaptações para abastecimento de alta vazão. Segundo Fábio Mariz, os primeiros resultados dessas iniciativas já começam a aparecer, com mais postos adaptados e o início do abastecimento regular de caminhões nas principais rodovias do estado.
“O gás natural é um combustível de transição que prepara o caminho para o uso do biometano, contribuindo para uma logística mais limpa e sustentável no Nordeste”, concluiu Fábio Mariz.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera