Sousa/PB -

Extras

Governo amplia distribuição gratuita de botijões de gás

Rádio Agência

15/10/2025 às 15:04

Tamanho da Fonte

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, garantiu que já a partir de novembro os primeiros botijões de gás gratuitos começarão a ser entregues às famílias que integram o CadÚnico, o Cadastro Único, e com renda mensal de até meio salário mínimo, ou R$759.

O programa Gás do Povo substitui e amplia o Auxílio Gás, triplicando o número de beneficiários e fortalecendo o acesso às famílias de baixa renda. A quantidade de botijões vai variar de acordo com o tamanho da família.

"Serão 55 mil pontos de distribuição em todo o Brasil e vamos chegar a 15 milhões de pessoas beneficiadas até março do próximo ano nesse programa que o presidente Lula lançou. Então, ele vai receber de várias formas, no próprio celular, num aplicativo, a Caixa Econômica Federal ou um voucher através da rede lotérica também disponibilizada e pagando o valor total do gás que for em cada região do Brasil".

Em entrevista nesta quarta-feira (15) a emissoras de rádio, durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Wellington Dias reiterou que cerca de 177 mil famílias que receberam indevidamente o auxílio emergencial, pago durante a pandemia de Covid-19, já foram notificadas e terão que devolver o dinheiro.

"A devolução vai chegar a R$478,8 milhões que é devolvido a partir, né, desse entendimento. O judiciário acompanha, o Tribunal de Contas da União, e nós temos o todo o comitê de fiscalização do Bolsa Família e Benefícios que também participa com a Advocacia Geral da União, enfim, tudo dentro de regras bastante sólidas para não cometer injustiças".

Sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa apoiada por governos, organizações internacionais e instituições financeiras, para erradicar a fome e a pobreza no mundo até 2030, o ministro destacou que, no Brasil, o desafio é localizar as pessoas em extrema situação de vulnerabilidade, para inclui-las no Programa Bolsa Família.

"Estamos trabalhando o que a gente chama de um programa programa busca ativa em todos os municípios do Brasil, com as entidades, com as igrejas, com as empresas, enfim, com as escolas, com a rede de saúde". 

O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do país, atendendo quase 20 milhões de famílias.

2:52

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera