25/09/2025 às 11:46
A Universidade Estadual do Ceará dá início, nesta sexta-feira (26), a um projeto inédito no ensino superior. A partir das 9 da manhã, será realizada a aula inaugural do 1º curso voltado exclusivamente para povos e comunidades tradicionais do litoral cearense, incluindo áreas de conservação federais e outros territórios tradicionais. O evento acontece no Auditório Central do campus Itaperi.
O novo Curso Tecnólogo em Turismo Comunitário será oferecido na modalidade a distância. Segundo a Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais da Uece, o objetivo é formar profissionais que aliem atuação no setor turístico ao desenvolvimento sustentável e inclusivo dessas comunidades. A graduação tem duração de quatro semestres e carga horária de cerca de 1.700 horas.
São 150 vagas destinadas a pessoas que já atuam, direta ou indiretamente, com o turismo local — em atividades como pesca, artesanato, comércio, alimentação, hospedagem domiciliar, passeios, guias locais, eventos e festejos tradicionais.
Os alunos são ligados a comunidades tradicionais localizadas em Reservas Extrativistas do litoral cearense. Entre elas, estão: Prainha do Canto Verde; povos indígenas Jenipapo Kanindé e Tremembé; Caetanos de Amontada, Maceió, Barra das Moitas; Associação dos Moradores do Sítio Jardim; Associação Quilombola do Cumbe; Canoa Quebrada; além de comunidades do entorno do Parque Nacional de Jericoacoara.
As aulas acontecerão nos polos presenciais da Uece nos municípios de Amontada, Aquiraz, Aracati, Beberibe e Camocim.
1:58Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera