23/08/2025 às 12:47
Com o preço das hospedagens em alta às vésperas da COP30, em Belém, uma força-tarefa foi criada para tentar solucionar o problema. O anúncio foi feito pela presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
O trabalho inicialmente vai focar nos 72 países integrantes dos grupos dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e Países Menos Desenvolvidos para, depois, chegar às demais nações.
Até agora, 47 delegações confirmaram a participação com o pagamento das reservas de hospedagem, sendo 39 por meio da plataforma oficial e oito negociadas diretamente com a rede hoteleira ou outras plataformas. O governo chegou a contratar transatlânticos para o período da Conferência, especialmente no início do evento, quando há um pico nas acomodações. Outra solução seria desmembrar os blocos de acomodação oferecidos na plataforma da COP30 para que eles cubram períodos menores de diárias.
A secretária-executiva da Casa Civil da Presidência da República, Miriam Belchior, no entanto, descartou a possibilidade de pagamento de um subsídio brasileiro para hospedagem das delegações. Ela ainda destacou que todos os outros planos operacionais: segurança, saúde e transporte já estão alinhados.
*Com informações da Agência Brasil
1:28Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera