Sousa/PB -

Extras

Carla Zambelli recebe segunda condenação no STF

Rádio Agência

23/08/2025 às 13:30

Tamanho da Fonte

Por 9 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal decidiu condenar a deputada federal licenciada Carla Zambelli, do PL de São Paulo, a cinco anos e três meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.

A maioria dos magistrados acompanhou o entendimento do relator, ministro Gilmar Mendes. Apenas Nunes Marques e André Mendonça apresentaram votos divergentes.

Zambelli foi julgada pelo episódio em que sacou uma arma de fogo e perseguiu um jornalista no meio da rua, em São Paulo, durante um ato público às vésperas das eleições de 2022. 

A execução da condenação não é imediata porque ainda cabe recurso ao próprio Supremo. A defesa de Zambelli reafirmou a inocência dela e disse que a parlamentar está sendo vítima de perseguição política às vésperas de seu pedido de extradição.

É que ela está presa na Itália desde julho, para onde fugiu tentando escapar do cumprimento de um mandado de prisão emitido pelo ministro Alexandre de Moraes. Mas isso em outro caso, no qual foi condenada a dez anos de prisão: o da invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça. A deputada também terá que pagar R$ 2 milhões em danos coletivos.

*Com informações da Agência Brasil

1:25

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera