21/08/2025 às 18:33
Teresina, no Piauí, recebe a partir desta quinta-feira, mais de 600 pessoas entre lideranças comunitárias, pesquisadores, educadores, estudantes e representantes de movimentos sociais para participar do I Congresso Internacional de Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo do Piauí.
O evento, que acontece em vários espaços do campus da Universidade Federal na capital, até o próximo dia 23 de agosto, é uma parceria entre a instituição de ensino superior e a Unidade de Educação Escolar Indígena e Quilombola da Secretaria de Estado da Educação.
Com atividades distribuídas no Cine Teatro, no Espaço Rosa dos Ventos, no Centro de Ciências da Educação, além do Centro de Ciências Humanas e Letras, a programação será híbrida, permitindo a participação presencial e a transmissão das principais mesas e rodas de conversa pelo Canal Educação no YouTube.
Gardênia Pinheiro, pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPI e coordenadora geral do evento, destaca que a ideia é criar mais uma ponte entre o conhecimento produzido na universidade e os saberes tradicionais:
" A nossa programação, ela foi pensada para ser um grande diálogo, uma verdadeira troca de saberes. Durante estes três dias, nossos espaços serão ocupados por quem vive a realidade da educação nos seus territórios; as lideranças indígenas, quilombolas e camponeses que trazem a força de sua ancestralidade. Acolhemos os professores e professoras das redes municipais e estaduais. Teremos rodas de conversas, painéis, atividades culturais e conferências com grandes nomes da educação do nosso país."
O encerramento do Congresso contará com a leitura e aprovação da Carta de Compromissos, documento que reunirá as principais demandas e propostas construídas durante os três dias de encontro.
No site da Secretaria de Estado da Educação do Piauí é possível saber acessar o link com a programação do congresso, inclusive os eventos virtuais. O endereço é seduc.pi.gov.br.
2:34Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera