
O governo continua as negociações para evitar a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos importados do Brasil.
A medida começa a valer nesta quarta-feira (6).O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, tem reunião na tarde desta segunda-feira (4), com representantes do setor produtivo. A ideia é
diminuir a alíquota para todos os produtos e evitar prejuízos aos exportadores.
Desde o anúncio da possível imposição de tarifas, o comitê criado pelo governo já fez 25 reuniões com 200 representantes de mais de 120 empresas e entidades dos setores afetados.


A lista norte-americana deixou cerca de 700 itens de fora, mas frutas, carnes e café serão taxados.
Notícias relacionadas:
No mesmo dia em que os americanos confirmaram as tarifas, a China autorizou a abertura de mercado, por cinco anos, para 183 novas empresas brasileiras de café.
Os Estados Unidos são o principal mercado do produto, com 23% das vendas em 2024. A China aparece em 10º lugar, com um número seis vezes menor do que o volume vendido aos norte-americanos.
Entre 2020 e 2024, as exportações líquidas de café para a China cresceram 13 mil toneladas. O consumo por pessoa no país asiático é de 16 xícaras por ano, muito abaixo da média global de 240 xícaras.
1:35Continuar lendo ...