04/08/2025 às 20:24
O Brasil criou 1.222.591 empregos com carteira assinada no primeiro semestre 2025; uma queda de 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
A informação foi divulgada nesta segunda-feira (4) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Todos os setores da economia tiveram saldo positivo de contratações. E o de Serviços ficou com mais da metade dos empregos criados.
Na sequência, vem indústria, com quase 19% das vagas, Construção Civil, Agropecuária e Comércio, este com 7,5% das carteiras assinadas.
Segundo o governo, São Paulo liderou a geração de empregos no semestre, seguido por Minas Gerais e Paraná.
E o mês de junho deste ano registrou saldo positivo de vagas formais; foram 166.621.
No mês, todos os cinco principais setores da economia tiveram resultado positivo. E Serviços se destacou por abocanhar mais de 45% das vagas formais.
E 26 das 27 unidades federativas registraram aumento no número de empregos formais. A exceção foi o Espírito Santo que, no saldo, fechou 3.348 postos formais.
O salário médio de quem começou um novo emprego em junho foi de R$ 2.278.
No recorte populacional, o maior volume de contratação foi entre pessoas pardas, de 18 a 24 anos, com Ensino Médio Completo, com salários entre 1 e 1,5 salário-mínimo.
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, foi quem fez a apresentação dos resultados em Brasília.
Ele falou ainda das relações comerciais do país com os Estados Unidos.
Segundo Marinho, o aumento das tarifas imposto pelos norte-americanos aos produtos importados do Brasil está em discussão no governo, que está aberto ao diálogo. E que é preciso tranquilidade neste momento, quando se fala em impactos sobre os empregos aqui no país.
“O Presidente Lula diz sempre que nós estamos inteiramente à disposição das negociações. Nós estamos antecipando a análise técnica, por parte das áreas técnicas do governo, para avaliar eventuais necessidades, em caso dos segmentos que forem consolidados com o aumento de tarifas, e o que é necessário fazer”.
Com o resultado registrado em junho, o Brasil chega a quase 48 milhões e 420 mil postos formais de trabalho.
2:42Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera