Sousa/PB -

Extras

Batatinha é homenageado com série de shows e palestras

Rádio Agência

31/07/2025 às 09:29

Tamanho da Fonte

O poeta do samba Batatinha é homenageado com uma série de shows e palestras gratuitas nas cinco cidades onde viveu e continua inspirando gerações. Antes de se consagrar como um dos maiores nomes do samba, Oscar da Penha foi aprendiz de sapateiro e contínuo da Imprensa Oficial da Bahia, mas foi na música que encontrou voz e missão. Autor de 116 canções, foi gravado por artistas como Gal Costa, Maria Bethânia, Bete Carvalho e Caetano Veloso.

A programação é realizada pela Fundação Cultural do Estado e tem à frente o espetáculo Batatinha 100 Anos de Samba e Poesia, idealizado e interpretado pelo cantor e ator Dodô Só. Um compositor que soube transformar o cotidiano em poesia, silêncio e melodia.

Suas canções têm uma pegada que ele acabou transformando no blues baiano, um samba que, além de doce, é melancólico, está cheio de elegância. A cada apresentação, um artista convidado do universo do samba sobe ao palco e o público também participa de uma palestra com Artur da Penha, filho do compositor, compartilhando memórias afetivas e histórias do artista.

A diretora de artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Gabriela Sandiego, destaca a dimensão simbólica e pedagógica do projeto. Queremos é estimular que essa geração conheça esse artista, conheça o seu legado e valorize também, além de se conectarem com esse expoente da música. A temporada começa nesta sexta-feira em Salvador com Juliana Ribeiro, na Praça Quincas Berro d'Água, no Pelourinho, às 8 horas da noite.

Todas as apresentações são gratuitas e a programação completa está disponível no site ba.gov.br/cultura.

2:01

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera