Sousa/PB -

Extras

Caso Bruno e Dom: apontado como mandante do crime, Colômbia vira réu

Rádio Agência

21/07/2025 às 18:57

Tamanho da Fonte

A Justiça Federal no Amazonas aceitou a denúncia do Ministério Público Federal para tornar réu o peruano Rubén Dario Villar, mais conhecido como Colômbia, apontado como mandante das mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips.  

Os assassinatos ocorreram em 2022, na região do Vale do Javari, entre os municípios de Guajará e Atalaia do Norte, no Amazonas.

Segundo as investigações, Colômbia é suspeito de atuar no tráfico de drogas e de chefiar uma quadrilha de pesca ilegal atuante na região da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Ele também responde a processos por pesca ilegal e uso de documento falso.

De acordo com a denúncia, Bruno e Dom foram mortos por contrariar os interesses da atividade irregular na região, ao promoverem a educação ambiental em comunidades indígenas.

Colômbia foi preso pela primeira vez ao se apresentar na sede da Polícia Federal em Tabatinga, em junho de 2022, para negar participação no crime. Ele chegou a ser preso na ocasião por apresentar documento de identificação falso e  depois foi solto provisoriamente, mas voltou à prisão por descumprir medidas cautelares.

O mandante é a nona pessoa a ser denunciada pelo assassinato de Bruno e Dom.

*Com informações da Agência Brasil

1:26

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera