09/05/2025 às 15:25
"Joga por terra a grande ideia do livre comércio, joga por terra a grande ideia do fortalecimento do multilateralismo e joga por terra muitas vezes o respeito à soberania dos países que nós temos que ter."
"O Brasil tem interesses políticos, interesses comerciais, interesses culturais, interesses científicos e tecnológicos com a Rússia. E nós temos a chance de, nesse momento histórico, poder fazer com que a nossa relação comercial possa crescer muito. Nós temos um fluxo comercial de aproximadamente US$ 12,5 bilhões. É um fluxo comercial bastante deficitário para o Brasil, mas nós entendemos que o potencial de crescimento dessa relação é muito grande e é por isso que nós estamos aqui."
Ainda em Moscou, o presidente Lula assistiu ao desfile militar em comemoração aos 80 anos da vitória da União Soviética e aliados contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Depois, ele levou flores ao túmulo do soldado desconhecido. A agenda também teve participação em almoço com Vladimir Putin, reunião com o primeiro-ministro da Eslováquia e jantar na Embaixada do Brasil em Moscou.
Já no sábado (10), o presidente do Brasil embarca para Pequim, na China, onde cumpre visita oficial e participa da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), na próxima segunda-feira (12). Lula também vai ser recebido pelo presidente chinês Xi Jinping.
Para ler no celular, basta apontar a câmera