14/10/2026 às 15:07
Deputado Estadual, Felipe leitão ‧ Foto: Divulgação
A política paraibana começa a desenhar os próximos movimentos da Assembleia Legislativa, e uma das peças desse tabuleiro é o deputado estadual reeleito Felipe Leitão (MDB). Depois de deixar o Republicanos, o parlamentar admitiu que poderá fazer o caminho de volta e retornar à legenda.
Ainda não há uma decisão formal. O próprio Felipe Leitão colocou a diplomação dos eleitos como etapa anterior a qualquer mudança partidária. Mas a declaração, por si só, recoloca o Republicanos no horizonte político do deputado.
“Temos que cumprir um rito com a diplomação. Depois de cumprir isso, vamos discutir uma mudança partidária”, afirmou.
O movimento ganha outro significado quando relacionado à disputa pelo comando da Assembleia Legislativa. Felipe Leitão também deixou claro que seu posicionamento mudou a partir do resultado da eleição para o Governo da Paraíba. Ele havia colocado seu próprio nome na disputa pela presidência da Casa, mas condicionava essa possibilidade à vitória de seu candidato ao Governo.
Com a eleição de Lucas Ribeiro, do campo político do Republicanos, Felipe declarou apoio a Wilson Filho, nome apresentado pelo partido para a presidência da Assembleia.
“O meu nome só estaria posto na disputa se o meu candidato a governador tivesse vencido as eleições. Como eu tenho falado outrora. Já que o governador eleito foi Lucas Ribeiro, que é do campo do Partido Republicanos, eu declarei apoio inclusive à candidatura a presidente da Assembleia, de Wilson Filho”, disse.
O que está por trás do movimento?
Em política, uma eventual mudança de legenda raramente é apenas uma troca de endereço partidário. Neste caso, a possibilidade de retorno ao Republicanos aparece simultaneamente à definição do apoio de Felipe Leitão à candidatura de Wilson Filho e à formação da próxima Mesa Diretora da ALPB.
É importante, contudo, separar fato de interpretação: Felipe não anunciou oficialmente que deixará o MDB. O que existe, até o momento, é a confirmação de que a possibilidade está sendo avaliada e será discutida após a diplomação.
Ainda assim, a declaração permite uma leitura política evidente: depois de deixar o Republicanos, o deputado agora admite a possibilidade de retornar justamente quando a legenda se consolida como centro das articulações para o próximo comando da Assembleia.
A política, como se sabe, também é feita de movimentos. E Felipe Leitão acaba de deixar uma porta aberta para voltar ao partido que havia deixado.

Para ler no celular, basta apontar a câmera




