Sousa/PB -
reitoria

Camilo Farias, natural de Marizópolis, é eleito reitor da UFCG ao lado de Fernanda Leal

O processo eleitoral foi realizado de forma remota pelo Sistema Integrado de Gestão de Eleição (SIGEleição)

Por Pereira Jr. • Articulista Polí­tico

11/12/2024 às 10:55

Imagem Camilo Allyson Simões de Farias, e Fernanda de Lourdes Almeida Leal

Camilo Allyson Simões de Farias, e Fernanda de Lourdes Almeida Leal ‧ Foto: divulgação

Tamanho da Fonte

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) escolheu, na última terça-feira (10), os professores Camilo Allyson Simões de Farias, natural do município de Marizópolis, no Sertão paraibano, e Fernanda de Lourdes Almeida Leal para liderar a instituição no período de 2025 a 2028. A vitória da chapa ocorreu no segundo turno de uma consulta pública, com expressivos 61,32% dos votos válidos.

O processo eleitoral foi realizado de forma remota pelo Sistema Integrado de Gestão de Eleição (SIGEleição). A paridade do voto, que conferiu igual peso a professores, técnicos administrativos e alunos, reforçou o caráter democrático da escolha. A chapa concorrente, formada por Antônio Fernandes Filho e Patrícia Hermínio Cunha Feitosa, obteve 38,68% dos votos.

Uma reunião extraordinária está marcada para sexta-feira (13), quando será formada a lista tríplice a ser enviada à Presidência da República, que oficializará a nomeação do novo reitor.

Um Sertanejo à Frente da UFCG

Camilo Farias carrega em sua trajetória acadêmica e profissional as raízes de Marizópolis, cidade localizada no Sertão paraibano. Doutor em Engenharia pela Universidade de Ehime, no Japão, e com uma sólida formação em Engenharia Civil pela UFCG, Camilo possui vasta experiência em recursos hídricos e saneamento.

O novo reitor já desempenhou papéis importantes na universidade, como vice-reitor, secretário de Planejamento e Orçamento, e coordenador de diversas unidades acadêmicas e programas de pós-graduação. Além disso, ele é um dos líderes do Núcleo de Águas e Meio Ambiente (NAMA) e membro da International Association of Hydrological Sciences (IAHS).

A Vice-Reitora

Fernanda Leal, que comporá a administração ao lado de Camilo, é uma referência na área de Ciências Sociais e Educação. Professora da Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Humanidades, ela acumula experiência em gestão universitária e produção acadêmica, sendo também organizadora de livros e palestrante em eventos de relevância nacional.

Além de suas atividades no ensino superior, Fernanda possui um histórico de ações voltadas à educação no campo, com participação em grupos de trabalho e projetos de extensão que visam o fortalecimento das comunidades rurais.

Por Pereira Júnior 

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.