Sousa/PB -
escola

Psicóloga da Prefeitura Municipal de Vieirópolis, Polliany Abrantes Antunes palestra sobre a importância da família na sociedade e na escola

A palestrante foi a psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Vieirópolis-PB

Da Redação Repórter PB

21/05/2025 às 09:41

Imagem Polliany Abrantes Antunes

Polliany Abrantes Antunes ‧ Foto: Divulgacão

Tamanho da Fonte

A Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental João Alves de Sousa da Comunidade de São Diogo, integrante da estrutura organizacional de Secretaria Municipal de Educação de Vieirópolis-PB realizou terça-feira (20) de maio a Palestra a Importância da família na Sociedade e na Escola tendo como público-alvo os pais e a comunidade escolar. A Escola João Alves de Sousa tem como diretora, Maria das Graças Moreira (Gracinha). A Secretária Municipal de Educação de Vieirópolis   é a professora Marta Gadelha Pinto.

A escola complementa o papel da família, ajudando a desenvolver o caráter e a interação social dos alunos. A família é essencial para as primeiras experiências do indivíduo na sociedade, enquanto a escola prepara para a vida em sociedade. A família influencia positivamente quando transmite afetividade, apoio e solidariedade. A escola não é tão-somente um lugar de transmissão de conhecimento, mas também um espaço de construção da cidadania, onde os alunos aprendem a conviver em sociedade.  Segundo o educador e o Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

A palestrante foi a psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Vieirópolis-PB, Polliany Abrantes Antunes. Ela é graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), uma instituição de ensino superior pública e federal brasileira, sediada em Campina Grande no estado da Paraíba. A UFCG tem como Lema: Supra Omnes Lux Lucis "Acima de tudo, brilha a luz”.

“A família e a escola são os dois principais contextos de desenvolvimento humano, que exercem influências mútuas e complementares na formação de crianças e jovens. A família e a escola devem trabalhar em parceria para garantir o desenvolvimento integral dos alunos. A escola não pode fazer sozinha o trabalho educativo. Ela precisa da colaboração da família e da comunidade. A colaboração entre essas duas instituições é fundamental para promover o bem-estar, o aprendizado e a cidadania dos estudantes, além de prevenir e enfrentar problemas como violência, evasão e baixo desempenho escolar”, disse a psicóloga Polliany Abrantes Antunes.

“A família é responsável por fornecer o apoio emocional e social necessário para o desenvolvimento da criança, enquanto a escola é responsável por fornecer o ambiente educacional adequado para o seu desenvolvimento intelectual. A relação entre família e escola está diretamente relacionada ao desenvolvimento das crianças e dos jovens, pois ambas desempenham um papel na formação integral nos âmbitos pessoal, social e profissional”, destacou a psicóloga Polliany Abrantes Antunes.

“A educação sempre foi considerada um alicerce essencial para o crescimento pessoal e coletivo. A família e a sociedade também têm sua parcela de influência e são influenciadas pelas experiências escolares. A família é o primeiro e mais importante ambiente de aprendizagem. A família e a escola devem trabalhar em parceria para garantir o desenvolvimento integral dos alunos. A escola não pode fazer sozinha o trabalho educativo. Ela necessita da colaboração da família e da comunidade. O educador Anísio Teixeira destaca a importância da família na formação do indivíduo ao afirmar que “a família é a primeira escola e o professor, o primeiro educador”, pontuou Polliany Abrantes Antunes.

“A família é um lugar que provê afeto e carinho. O maior núcleo de amor da nossa sociedade é a família. A família é o primeiro grupo onde a criança obtém contato e relação social. A falta de limites dos filhos tem prejudicado bastante o processo de ensino-aprendizagem. O que as crianças vivenciam no contexto familiar refletem dentro do seu âmbito escolar, tanto no aspecto positivo quanto no negativo. A família é um suporte fundamental para o desenvolvimento da personalidade e caráter do ser humano. A escola como detentora do saber deve tomar a iniciativa de tentar uma aproximação entre família e escola. A cooperação entre os professores e a família é de suma importância na missão da construção do caráter da criança”, ressaltou a psicóloga Polliany Abrantes Antunes.

Fonte: Abdias Duque de Abrantes

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.