Sousa/PB -
Reunião

Paraíba e Câmara do Comércio do Brasil na França definem parceria para qualificação técnica com foco na exportação do artesanato

O encontro aconteceu em Paris e fez parte de uma série de compromissos que o Governo da Paraíba está realizando em meio à sua participação na Temporada Cultural Brasil-França 2025.

Da Redação Repórter PB

21/05/2025 às 16:20

Imagem Parceria para qualificação técnica com foco na exportação do artesanato

Parceria para qualificação técnica com foco na exportação do artesanato ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Santos, se reuniu na tarde dessa terça-feira (20) com Rose Martins, secretária-geral da Câmara do Comércio do Brasil na França, para dialogar sobre a realização de uma qualificação técnica com foco na exportação do artesanato local para o exterior. O encontro aconteceu em Paris e fez parte de uma série de compromissos que o Governo da Paraíba está realizando em meio à sua participação na Temporada Cultural Brasil-França 2025.

De acordo com o gestor estadual de Cultura, essas iniciativas pioneiras da Paraíba, que envolvem o envio de artistas plásticos paraibanos para exposições no exterior, esbarram numa legislação muito específica, que dificulta o transporte das peças de artesanato e das obras de arte para fora do país. Ele ponderou que pouco a pouco o Poder Público vai ganhando expertise, mas convidou a Câmara para firmar parcerias de formação e capacitação sobre o tema.

“A gente pode conversar mais, trocar experiências, construir espaços de diálogos com a Câmara, já que é uma entidade que atua diretamente com questões de exportação”, pontuou Pedro. “Se a gente quiser trazer uma obra pesada, de uma tonelada. Qual é o caminho? São essas respostas que nós gostaríamos de ter”, completou.

Pedro pontuou que se trata de uma legislação ainda nova para eles, mas que é importante promover intercâmbios cada vez mais com agilidade. “Queremos dar passos fundamentais para que as próximas experiências sejam mais fáceis”, frisou.

O gestor enfatizou ainda que a Cultura lida com um segmento que também impacta nos negócios. E, ao citar os artesãos, lembrou que muitos deles têm ateliers próprios e que eventualmente têm interesse em exportar as suas peças.

Diante da proposta do secretário paraibano, Rose Martins destacou o interesse direto da Câmara do Comércio do Brasil na França de realizar essas parcerias e oferecer cursos para gestores e trabalhadores da Cultura da Paraíba e explicou que podem ser pensados módulos específicos de curso para cada setor de atividade. “São muitas as especificidades legais, o que justifica essa diferenciação”, explicou.

Os dois acordaram, assim, que vão pensar juntos a realização de um curso e que uma das ideias é reunir todos os artesãos que tenham o interesse de exportar para participar dessas ações, que poderão ser realizadas de forma remota para facilitar o acesso dos artistas na Paraíba. “Nós estamos acompanhando esse movimento cultural de vocês e queremos ajudar com o que for preciso”, resumiu Rose Martins.

Visita à embaixada - Ainda nesta terça-feira, Pedro Santos acompanhou os artistas plásticos Sérgio Teófilo e Chico Ferreira a uma visita na Embaixada do Brasil na França, quando eles foram recebidos pelo embaixador Ricardo Neiva Tavares.

Sérgio e Chico vão expor trabalhos de suas autorias na Bienal Internacional Révélations, cuja abertura acontece nesta quarta-feira (21) e vai até 25 de maio.

Morador de Dona Inês, município do Brejo paraibano, o artesão Sérgio Teófilo comentou no encontro na França que jamais imaginou que um dia sairia de “uma cidade que fica no cantinho da Paraíba” para expor as suas obras num grande evento de Paris. “Para mim, é uma honra. Uma história que vamos lembrar para sempre. Não imaginava jamais que chegaria tão longe”, concluiu.

Os paraibanos vão expor suas peças na Bienal a partir de uma articulação do Governo da Paraíba e do Consórcio Nordeste. Além dos dois paraibanos, vão se apresentar também os cearenses Armênia Rocha e Rodrigo Tremembé e os pernambucanos Diogum e Fernando Ancil. Ao todo, são mais de 300 expositores de todo o mundo.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.