
27/01/2026 às 10:06
A Secretária Executiva do Desenvolvimento e Pesca da Paraíba, Silvia Cunha, participou, no último fim de semana, de uma reunião com pescadores da Colônia de Pescadores Z-23, no distrito de São Gonçalo, em Sousa.
O encontro foi conduzido por Jerônimo Arlindo da Silva, conhecido como Galego do Peixe, presidente da Colônia Z-23. A reunião teve como objetivo debater o período do seguro-defeso, a segurança dos pescadores e a manutenção dos mananciais por meio do peixamento.
Em entrevista ao Portal REPORTERPB, Silvia Cunha destacou a importância do diálogo com os pescadores sertanejos. Segundo ela, o momento serviu para repassar informações, orientações e reforçar a conscientização sobre a preservação dos mananciais, de onde os profissionais tiram o sustento diário.
O presidente da Colônia Z-23 ressaltou que esses encontros permitem que os pescadores filiados esclareçam dúvidas e atualizem conhecimentos sobre segurança pessoal. Ele destacou ainda a presença do Marinha do Brasil, representada pelo capitão Zilmar, que repassou orientações e informações importantes para a segurança na atividade pesqueira.
“É sempre importante esse momento com nossos filiados. Trouxemos representantes da Marinha Brasileira, da Polícia Ambiental e a Secretaria Executiva do Desenvolvimento e Pesca da Paraíba, Silvia Cunha, para esse diálogo com nossos pescadores”, afirmou Galego do Peixe.
A secretária da Colônia de Pescadores Z-23, Natália Bezerra, informou que o local da reunião ficou lotado, com grande participação dos profissionais da pesca interessados em adquirir mais conhecimento. Segundo ela, a colônia de São Gonçalo mantém uma preocupação constante com a capacitação e o bem-estar de seus filiados.
Silvia Cunha agradeceu o convite feito por Galego do Peixe e destacou a relevância da iniciativa em parceria com a Capitania dos Portos da Paraíba e a Polícia Ambiental.
“Reunião essa que serviu mais para orientação, educação e questões de segurança nos açudes, além do policiamento ambiental orientando os pescadores sobre os deveres que a legislação impõe neste período do defeso, tão importante para a reprodução das espécies nos nossos açudes. Então, é muito bom participar desses eventos, onde a gente leva informações aos nossos pescadores”, resumiu.
Ver esta publicação no Instagram
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera