Sousa/PB -
Dados

Com índice de 72%, gestão Helder Carvalho garante crescimento histórico da fluência leitora em Sousa

Os dados mostram que o resultado final de 2025 representa o maior crescimento desde 2023, tanto na taxa de leitores fluentes quanto no Índice de Fluência Leitora (IFL), superando as edições anteriores do programa.

Da Redação Repórter PB

24/01/2026 às 07:50

Ads 970x250
Imagem Helder Carvalho e alunos em Sousa

Helder Carvalho e alunos em Sousa ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

Através do programa Alfabetiza Mais Paraíba, a Secretaria de Educação de Sousa registrou um excelente desempenho nos índices de fluência leitora das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal.

Na avaliação de entrada, o município alcançou 33%, enquanto na avaliação de saída o índice saltou para 72%, evidenciando um avanço significativo na aprendizagem. Os dados mostram que o resultado final de 2025 representa o maior crescimento desde 2023, tanto na taxa de leitores fluentes quanto no Índice de Fluência Leitora (IFL), superando as edições anteriores do programa.

Para o prefeito Helder Carvalho, o desempenho expressivo é resultado do trabalho dedicado dos professores, do acompanhamento comprometido das famílias e do empenho diário dos estudantes, que estão aprendendo a ler na idade certa. “Cada ponto percentual alcançado representa mais crianças lendo com autonomia, compreensão e confiança”, destacou.

Por sua vez, a secretária de Educação, Bruna Veras, afirmou que os avanços demonstram que Sousa segue fortalecendo a educação pública, reafirmando o compromisso com o direito à aprendizagem e com a oferta de ensino de qualidade desde os primeiros anos escolares. A gestora também ressaltou o comprometimento do prefeito Helder Carvalho em investir de forma contínua na educação do município.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.