16/09/2025 às 13:50
Circulam nas redes sociais informações falsas de que a transposição do Rio São Francisco estaria retirando água do reservatório Engenheiro Avidos, em Cajazeiras, para abastecer outros estados. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) desmentiu a informação e garantiu que a água do sistema Engenheiro Avidos/São Gonçalo é proveniente das chuvas e destinada exclusivamente aos usuários locais, conforme o termo de alocação de água renovado a cada ano hidrológico.
De acordo com Bruno Cravo, diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, não há risco de desabastecimento para os paraibanos.
“A transposição não está pegando sua água. O que vai para o Rio Grande do Norte é água que a própria transposição coloca no sistema”, afirmou.
No atual cenário, classificado como amarelo, está garantido 100% do abastecimento humano e usos prioritários, embora com restrições para transferências entre reservatórios. Em 2025, o termo de alocação determinou a transferência de 50 milhões de m³ do Engenheiro Avidos para o São Gonçalo, além de 29 milhões de m³ entregues pela própria transposição à Paraíba, concluídos em agosto.
O governo federal reforça que o objetivo do projeto é garantir segurança hídrica e sustentabilidade ao Nordeste, afastando qualquer especulação de desvio de água local.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera