Sousa/PB -
Salvando Vidas

Regional de Patos realiza com sucesso cirurgia inédita em paciente oncológico da cidade de Sousa

O procedimento durou três horas e foi considerado um sucesso pela equipe da unidade.

Da Redação Repórter PB

11/07/2025 às 15:50

Imagem Cirurgia inédita em paciente oncológico da cidade de Sousa

Cirurgia inédita em paciente oncológico da cidade de Sousa ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

Um paciente do sexo masculino, da cidade de Sousa, de 72 anos, passou por um procedimento cirúrgico inédito nesta quinta-feira (10), em Patos. A cirurgia de lobectomia pulmonar (retirada dos lobos pulmonares) foi realizada pela primeira vez pela equipe do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) – pertencente à rede estadual de saúde –, sob a coordenação do cirurgião Rivaldo Fernandes. O procedimento durou três horas e foi considerado um sucesso pela equipe da unidade.

Esse tipo de procedimento, realizado de forma inédita no Hospital Regional de Patos, é indicado para pacientes que tem neoplasia pulmonar em estágio inicial e consiste na retirada dos lobos pulmonares. “Essa cirurgia é frequentemente utilizada no tratamento oncológico dos pulmões e tem o objetivo de remover uma parte do pulmão doente, normalmente em câncer de pulmão em estágio inicial que era o caso de nosso paciente”, afirma o cirurgião responsável pelo procedimento, reiterando que esse procedimento foi realizado na unidade pela primeira vez. “Isso é uma ampliação da assistência à população que ganha com mais um procedimento”, reitera o médico.

Após a cirurgia, o paciente foi encaminhado para UTI onde permanecerá as próximas 48 horas em pós-operatório com acompanhamento intensivo de ausculta do tórax, monitorização de sinais vitais, verificação da frequência respiratória e profundidade da respiração, além da monitorização da gasometria arterial e da saturação.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.