11/07/2025 às 20:31
Todos os homicídios registrados de janeiro a março de 2025 em sete grandes regiões da Paraíba foram devidamente elucidados pela Polícia Civil. Os 100% de desempenho no esclarecimento das mortes violentas são fruto dos investimentos em tecnologia e técnicas investigativas aperfeiçoadas pela instituição, com o apoio da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds).
No período analisado, foram sete crimes na área da 19ª Delegacia Seccional (sede em Sousa) e sete delitos no município de Patos. A área polarizada pelo município de Sapé (24ª Delegacia Seccional) registrou cinco assassinatos, e a circunscrição da 12ª Delegacia Seccional (sede em Esperança) contabilizou quatro mortes no período.
As áreas de Princesa Isabel e Queimadas – 16ª e 11ª Delegacias Seccionas, respectivamente – tiveram três registros de homicídios cada uma. E a região de Solânea, sede da 21ª Delegacia Seccional, contabilizou duas Mortes Violentas Intencionais, as chamadas MVIs.
“Estamos tratando apenas das áreas onde o índice de elucidação foi de 100%. Outras grandes regiões que delimitam as Delegacias Seccionais também apresentam excelentes resultados, como a 4ª Delegacia Seccional, em Bayeux, com 93% de elucidação nesse período analisado; a área polarizada por Campina Grande, com 91%; Cabedelo apresenta 82% de elucidação; Guarabira pontuou 78%; e por aí vai”, detalhou o delegado-geral da PCPB, André Rabelo.
Delegacias Seccionais
No âmbito geográfico de competência da PCPB, estado da Paraíba é dividido em 24 Delegacias Seccionais de Polícia Civil (DSPCs). Dessas, apenas João Pessoa (1ª e 2ª DSPCs), Cabedelo (3ª DSPC) e Bayeux (4ª DSPC) são compostas por um único município. As 21 restantes são formadas pelo município-sede e cidades circunvizinhas.
Em todo o estado
Considerando o primeiro trimestre analisado, a Polícia Civil apresenta 62% de elucidação de homicídios em todo o estado, quase o dobro da média anual nacional, que gira em torno de 35% a 38%.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera