Sousa/PB -
transposição

Lula visitará Cachoeira dos Índios no setor da transposição do Rio São Francisco

Com cerca de 79% das obras já executadas, o Ramal do Salgado é apontado como uma das ações mais estruturantes do atual governo

Da Redação Repórter PB

14/05/2025 às 13:06

Imagem Presidente, Lula

Presidente, Lula ‧ Foto: Divulgacão

Tamanho da Fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está com presença confirmada na Paraíba na próxima quarta-feira (21), para uma agenda que simboliza muito mais que a simples vistoria de obras: trata-se de uma reafirmação do projeto nacional de combate à seca e garantia de água para milhões de nordestinos. A visita foi antecipada pelo prefeito de Cachoeira dos Índios, Alyson Francisco, que anunciou a chegada do presidente pelas redes sociais.

A programação envolve o acompanhamento das obras do Ramal do Salgado — trecho fundamental da Transposição do Rio São Francisco — que vai ligar o município paraibano de Cachoeira dos Índios à cidade de Lavras da Mangabeira, no Ceará, percorrendo 36 quilômetros de canais e estruturas de engenharia hídrica. A estimativa é de que a obra beneficie mais de 5 milhões de pessoas nos dois estados, com impacto direto em 54 municípios.

Com cerca de 79% das obras já executadas, o Ramal do Salgado é apontado como uma das ações mais estruturantes do atual governo no campo da segurança hídrica. O investimento federal já ultrapassa os R$ 350 milhões e a expectativa é que o canal seja concluído até 2027. Segundo o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, essa infraestrutura reduzirá drasticamente a dependência de soluções emergenciais e fortalecerá o abastecimento humano e produtivo.

Além do Ramal do Salgado, a agenda de Lula também contempla o Ramal do Apodi, outro eixo complementar da transposição, que ligará o Reservatório de Caiçara (PB) ao Reservatório de Angicos (RN), totalizando 115 km de extensão. Este outro ramal recebe investimento superior a R$ 1,5 bilhão e integra o plano de universalização do acesso à água no semiárido nordestino.

Durante a visita, Lula deve anunciar novos aportes de recursos, além de reforçar o compromisso de concluir a totalidade das obras da transposição até o fim de seu terceiro mandato, em 2026. O presidente será acompanhado por ministros, parlamentares, governadores e lideranças populares, em uma agenda que resgata o protagonismo do Nordeste na pauta do desenvolvimento nacional.

“A obra do Velho Chico é símbolo de um Brasil que não abandona sua gente. A água é vida, é dignidade, e estamos fazendo justiça com quem convive há décadas com a seca”, declarou Lula em entrevista recente.

Além do viés técnico e institucional, a presença do presidente na Paraíba carrega peso político. Trata-se de um movimento que reforça os laços entre o Planalto e o eleitorado nordestino, numa região onde o presidente mantém altos índices de aprovação.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.