22/09/2025 às 20:17
O Hospital de Clínicas de Campina Grande realizou, nesse fim de semana, a primeira cirurgia pediátrica por meio do programa Paraíba contra o Câncer, iniciativa do Governo da Paraíba que tem ampliado a assistência oncológica em toda a rede estadual.
A paciente foi uma menina de apenas 8 anos, natural do município de Juru, no Sertão da Paraíba, que apresentava uma lesão sugestiva de câncer de ovário. Segundo a mãe da garota, os primeiros sintomas surgiram com dor abdominal. “Ela reclamou de dor na barriga que não passava, aí levei no médico, fizemos ultrassonografia, depois ressonância e fomos encaminhadas aqui para o Hospital de Clínicas. Minha esperança é que ela fique boa depois da cirurgia e possa ser igual às outras crianças,” relatou.
O procedimento contou com a técnica de congelamento de biópsia, realizada ainda durante a cirurgia, o que possibilitou uma análise imediata da lesão. Entretanto, parte do material precisou ser encaminhada para uma biópsia mais detalhada para confirmar o diagnóstico, como explica o médico patologista Wagner Almeida. “O material da paciente, uma lesão cística de ovário, foi submetido a exame intraoperatório de congelação, que consiste em pegar o tecido e congelar no intra-operatório e confeccionar uma lâmina pra ser visto no microscópio,” explicou.
Segundo o cirurgião Caio Guimarães, o procedimento é considerado simples e foi bem-sucedido, trazendo alívio e esperança para os familiares. “A gente fez a cirurgia e foi muito bem-sucedida. Estamos muito confiantes de que a criança tenha plena recuperação e possa dar prosseguimento à sua vida,” comentou.
Nesta segunda-feira (22), a menina recebeu alta hospitalar e pôde retornar para casa junto à família. De acordo com a direção da unidade, o caso marca um passo importante na consolidação do programa Paraíba contra o Câncer. “Com mais esse resultado positivo, o Hospital de Clínicas reafirma seu papel como referência em cirurgias e tratamentos de alta complexidade, colocando a saúde pública da Paraíba em um novo patamar de resolutividade e cuidado humanizado”, destacou o diretor-geral da unidade, Flávio Daniel.
O programa Paraíba contra o Câncer foi criado com o objetivo de descentralizar e ampliar o acesso da população a diagnósticos e tratamentos especializados, fortalecendo a rede hospitalar estadual e
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera