22/09/2025 às 20:14
A Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde em Patos, realizou, no último fim de semana, o atendimento de 270 pessoas. Deste total, 15 foram por causa de sinistros de trânsito com motocicleta. Entre as 18h da sexta-feira (19) até a meia-noite desse domingo (21), a unidade também realizou 31 cirurgias, sendo 19 delas eletivas e 12 de urgência. Foram 18 procedimentos oncológicos, sete cirurgias gerais, três ortopédicas e outras três urológicas.
O plantão de maior procura foi o do sábado (20), quando 100 pessoas foram atendidas na urgência, seguido de sexta-feira com outros 99 atendimentos. No domingo, mais 71 pacientes passaram pela avaliação médica no pronto-socorro. No período, 50 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas.
Além dos 15 casos envolvendo os acidentados com motos, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queixas de dores (59), seguido de quedas (21), dispneia (12) e mordidas de animais (11). O hospital atendeu ainda nove pessoas com crise hipertensiva, sete com mal-estar, cinco com crise nervosa, outras cinco com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), duas com Acidente Vascular Cerebral (AVC), outras duas por agressão física, uma para hemotransfusão de controle e outra por tentativa de suicídio.
O boletim de atendimento dos 15 pacientes vítimas de acidentes de trânsito com motos mostra que, além de acidentados da cidade de Patos (10 ocorrências), a unidade ainda recebeu pacientes das cidades de Catingueira, Diamante, Santa Luzia, Santa Teresinha e Tavare
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera