15/07/2025 às 14:40
O Hemocentro da Paraíba, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando um apelo urgente à população para doações de todos os tipos de sangue, devido à redução drástica de seus estoques, em virtude da queda nas doações no último mês. Com ações de coleta itinerante, o Hemocentro visa a captação de novos doadores e tenta sensibilizar a importância do sangue para a saúde pública. O sangue não pode ser fabricado artificialmente e é fundamental para garantir que hospitais tenham suprimento para atender pacientes em diversas situações, como cirurgias, acidentes, tratamento de doenças graves e transplantes.
Tradicionalmente, o período junino vem acompanhado de queda nas doações e aumento da necessidade de bolsas de sangue pelos hospitais públicos e privados, porém, mesmo após o fim das festividades, as doações seguem baixas e o estoque do Hemocentro da Paraíba está em estado crítico.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, houve uma redução superior a 50% nas doações diárias. A média é de 180 a 210 bolsas por dia, para atender às necessidades de toda a rede hospitalar na Paraíba, mas na última semana o número captado foi de menos de 80 doações por dia.
Ele explica ainda que o sangue é insubstituível e que os pacientes que precisam de transfusão dependem da solidariedade dos doadores. “A nossa preocupação é ainda maior devido a períodos de chuvas e frio, férias escolares e a incidência de viroses, fatores que historicamente diminuem os estoques, em todo o país, enquanto a demanda por sangue é constante. Então a solidariedade dos doadores é fundamental para reverter essa situação crítica dos estoques e garantir o atendimento de emergências e tratamentos”, reitera o secretário.
A Diretora do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, ressalta que, além das captações de sangue realizadas na unidade, no Hemocentro de Campina Grande e nos hemonúcleos há uma ação itinerante até o dia 30 de julho, com a unidade de coleta móvel do Hemocentro.
“Nesta terça estivemos presentes na cidade de Picuí e até o final do mês estaremos em outras cinco cidades, além de João Pessoa, onde faremos uma ação no Hospital de Trauma de João Pessoa. Nós fazemos essa sensibilização, esse apelo e disponibilizamos de forma ainda mais fácil a doação de sangue para a população. Doar sangue é um ato de solidariedade e salva vidas! Nós contamos com esse esforço dos doadores para que a nossa média de doação volte à normalidade”, reforça a diretora.
Coleta Itinerante - A Unidade Móvel de Coleta do Hemocentro vai percorrer várias cidades paraibanas até o final deste mês, sempre das 7h às 16h. Nesta terça-feira (15), ela está em Picuí, na rua Padre Apolonio Gaudencio S/N.
Sexta (18) - ECI Luiz Gonzaga Burity- R. Duque de Caxias, 53 - Ingá;
Terça (22) - Rua Epaminondas de Azevedo, s/n - Próximo ao Hospital Regional Santa
Filomena – Monteiro;
Sexta (25) - Conde;
Terça (29) - Praça da cultura, Rua Manoel Rodrigues centro - Esperança;
Quinta (31) - Escola Normal Pedro Augusto de Almeida- Conjunto Major Augusto Bezerra, R. José Homero de Oliveira, S/N, Bairro Cavalcante - Bananeiras.
Também haverá coleta externa de sangue no Hospital de Trauma na terça-feira (15), quarta-feira (16) e quinta-feira (17), das 8 às 16h, no setor administrativo (antiga sala da Central de Transplantes).
Critérios para doação
Para doar é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais 50 kg, ter entre 16 e 67 anos e apresentar um documento de identidade original e com foto. Os menores de idade só podem doar acompanhados do responsável legal (pai ou mãe).
Os doadores do sexo masculino podem realizar até quatro doações ao ano, com intervalo mínimo de dois meses de uma doação para outra. Já as mulheres podem realizar até três doações ao ano, com intervalo de três meses entre as doações.
As doações de sangue podem ser efetivadas no Hemocentro Coordenador de João Pessoa e Hemocentro Regional de Campina Grande, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h, ou nos Hemonúcleos de Guarabira, Patos, Cajazeiras, Piancó, Itaporanga e Sousa, de segunda a sexta, das 7h as 13h horas.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera