Sousa/PB -
Capacitação

Saúde inicia qualificação para fortalecer as coberturas vacinais na Paraíba

A iniciativa visa qualificar 32 enfermeiros com experiência em vacinação, para atuar no apoio às gerências de saúde com foco na melhoria das coberturas vacinais da Paraíba.  

Por Redação do Reporterpb

30/06/2022 às 19:11

Imagem Saúde inicia qualificação para fortalecer as coberturas vacinais na Paraíba

Saúde inicia qualificação para fortalecer as coberturas vacinais na Paraíba ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início ao Programa de Bolsas de Aperfeiçoamento com foco na imunização. A abertura foi nesta quinta-feira (30), no auditório da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), com o acolhimento aos bolsistas selecionados por meio de edital. A iniciativa visa qualificar 32 enfermeiros com experiência em vacinação, para atuar no apoio às gerências de saúde com foco na melhoria das coberturas vacinais da Paraíba.  
 
A qualificação, idealizada em fevereiro deste ano, é uma das ações estaduais para fortalecer a imunização contra as doenças preveníveis com vacinas. De acordo com a secretária estadual de Saúde, Renata Nóbrega, a SES hoje não trabalha apenas com foco na assistência dos agravos e rede especializadas, mas também direciona esforços para a prevenção de doenças, consequentemente as vacinas são parte importante deste trabalho. Para este programa de qualificação, foram direcionados R$ 300 mil em recursos próprios.
 
"Nós precisamos resgatar as coberturas vacinais que estão caindo em todo o país nos últimos anos e na Paraíba não é diferente. Nosso intuito é qualificar estes profissionais para que eles estejam aptos a capacitar os profissionais dos municípios sobre as vacinas, pois estas protegem a população de doenças e ajudam a reduzir as internações. As vacinas são seguras e salvam vidas", ressalta a secretária.
 
 Os profissionais que compõem o Programa atuarão no suporte às Gerências Regionais de Saúde com estratégias de mobilização e fortalecimento do conhecimento geral sobre a importância das vacinas. Um dos bolsistas que inicia a qualificação é a enfermeira Joseane Cavalcanti, do município de Sapé. Para ela, é uma oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos e ajudar na capacitação de outros profissionais.
 
 "Eu trabalhei minha vida toda com imunização e esse curso vem a contribuir sobre o conhecimento a respeito das doenças imunopreveníveis. E eu me sinto motivada a contribuir também, porque eu acredito que nós podemos melhorar as boas práticas de imunização e trazer o conhecimento para quem lida com a vacinação sobre o cuidado com as vacinas até chegar no usuário", explica a enfermeira.
 
O programa completo tem a duração de 6 meses e contempla a qualificação e atuação destes profissionais nas gerências. Os bolsistas precisarão colocar em prática estratégias de fortalecimento à vacinação, capacitar equipes de imunização, além de confeccionar relatórios e análises a respeito dos índices de cobertura vacinal.
 
O Programa Nacional de Imunização (PNI) oferta vacinas gratuitas para mais de 30 doenças. Só o calendário de vacinação contempla 48 imunobiológicos, entre vacinas, imunoglobulinas e soros. Nessa quarta-feira (29), foi lançada pelo Ministério da Saúde a campanha "Vacina Mais" para incentivar a atualização de cadernetas de vacinação e melhora na cobertura vacinal. A iniciativa coincide com os esforços estaduais para o fortalecimento das mobilizações a respeito da vacinação.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.