Sousa/PB -
Estado

Hospital Metropolitano cria central de atendimento para agendamento de candidatos ao transplante cardíaco

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires é o primeiro do estado 100% SUS habilitado para realizar o transplante de coração adulto e pediátrico

Da Redação Repórter PB

22/10/2020 às 17:19

Tamanho da fonte

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires é o primeiro do estado 100% SUS habilitado para realizar o transplante de coração adulto e pediátrico. Com o objetivo de atender os candidatos ao transplante cardíaco de maneira mais ágil, a unidade de saúde criou uma central de agendamento para a consulta com um especialista, disponível pelo número (83) 3229-9157, funcionando das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

De acordo com o coordenador da Unidade de Transplante Cardíaco do Metropolitano, médico Otávio Braga, o agendamento para a consulta será realizado apenas com os pacientes que corresponderem aos critérios pré-estabelecidos. “É preciso que o paciente tenha entre 18 e 65 anos. Assim também como ter o diagnóstico de insuficiência cardíaca grau III ou IV, e desse modo possuir o encaminhamento de um cardiologista e exame de ecocardiograma”, pontuou o médico.

A instituição já dispõe do atendimento ambulatorial para transplante, como explicou o diretor-geral, Antônio Pedrosa. “Quando recebemos a habilitação do Ministério da Saúde, imediatamente criamos a Unidade de Transplante Cardíaco, para alinhar todas as medidas necessárias para o atendimento dos candidatos. Dentre as quais, passamos a disponibilizar uma especialista, para realizar a primeira consulta dos futuros transplantados aqui na unidade. Todos os que forem aprovados nesse teleatendimento serão agendados para o atendimento ambulatorial, e seguirão sendo acompanhados até a realização do transplante”, afirmou o diretor.

O Hospital Metropolitano recebeu o credenciamento para realização do transplante em junho deste ano, mas devido à pandemia e ao risco que o vírus apresenta aos transplantados, a unidade tomou como medida, junto à Secretaria de Estado da Saúde, o adiamento dos atendimentos e realização da cirurgia. Após avaliação sanitária e dada a retomada de alguns serviços, em breve, a unidade realizará o primeiro transplante cardíaco do estado em um complexo hospitalar de atendimento exclusivo pelo SUS.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.