
09/12/2025 às 19:00
O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade do Governo do Estado administrada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), divulgou nesta terça-feira (9) o balanço de atendimentos do feriadão. Entre as 19h de sexta-feira (5) e as 7h desta terça (9), a unidade registrou 48 cirurgias e 425 atendimentos à população somando os setores de Urgência e Maternidade.
O Centro Cirúrgico manteve intensa atividade durante o período. Nas cirurgias de rotina da unidade, foram realizados 27 procedimentos. Deste total, 19 foram eletivos — com destaque para nove cirurgias Gerais, quatro de Urologia, duas Vasculares e duas Torácicas, além de procedimentos de Ginecologia e de Cabeça e Pescoço. A equipe também atuou em oito cirurgias de urgência (cinco Gerais e três Ginecológicas).
As ações do Programa Opera Paraíba reforçaram a produtividade do fim de semana e o início desta semana. No sábado (6), foram realizados seis procedimentos, abrangendo Cirurgia Geral, Ginecologia e Cabeça e Pescoço. No domingo (7), foram mais cinco cirurgias (Geral e Urologia). A ação seguiu nessa segunda-feira (8), contabilizando mais 10 procedimentos, com ênfase em Urologia, Mastologia e Ginecologia, totalizando 21 cirurgias apenas pelo programa no período analisado.
No setor de Urgência, 335 pacientes foram acolhidos pelas equipes de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Otorrinolaringologia. O perfil dos atendimentos manteve a característica de porta aberta de assistência contínua, sendo a maioria dos casos classificada como de baixo risco após a triagem.
A Maternidade do HSGER registrou 90 atendimentos entre sexta e domingo. O fluxo foi intenso especialmente na sexta-feira (5), com 35 atendimentos (23 diurnos e 12 noturnos) e no sábado (6), que também somou 35 atendimentos. O domingo (7) fechou o balanço com 20 pacientes atendidas.
Nos indicadores de admissões e partos, a equipe obstétrica realizou sete partos no total: foram três partos normais e quatro cesarianas. Houve ainda o registro de um procedimento de AMIU (Aspiração Manual Intrauterina) na sexta-feira (5).
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera