Cuidados

Hospitais de Trauma lançam campanha de prevenção às queimaduras nos festejos juninos

A 16ª Campanha de Prevenção de Queimaduras do Trauma de Campina Grande tem como tema “Quem brinca com fogo pode se queimar”.

O Hospital de Trauma de Campina Grande, em ação conjunta com o Hospital de Trauma de João Pessoa, lança, na próxima terça-feira (28), a campanha para prevenir queimaduras nas festas juninas. Os dois hospitais integram a rede hospitalar do Governo Estado e são referência no tratamento de queimados. O lançamento será realizado às 10h, no Colégio Rosa Mística, no bairro do Quarenta, em Campina Grande.

Na oportunidade, acontecerá à apresentação da peça “Marquinhas de Dodói” do grupo de Fantoche do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

A 16ª Campanha de Prevenção de Queimaduras do Trauma de Campina Grande tem como tema “Quem brinca com fogo pode se queimar”. Já a do Trauma JP chega ao 17º ano com o slogan ‘Marcas que Ficam Para Sempre’.

Para alertar a população, uma equipe multidisciplinar da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) vai esclarecer dúvidas sobre a prevenção e socorros de queimaduras e distribuir materiais informativos. A mobilização vai acontecer até o fim do mês de junho.
Segundo a diretora geral do Trauma CG, Ingrid Ramalho, a campanha tem o objetivo de alertar sobre as principais causas de queimaduras, sensibilizar para a prevenção e informar a comunidade sobre como agir em casos de queimaduras.

De acordo com a cirurgiã plástica Isis Lacerda, da UTC do Trauma de Campina Grande, em época junina os acidentes com fogos e fogueiras são responsáveis por cerca de um terço dos atendimentos na Unidade de Queimados. A maior quantidade de queimaduras acontece nos dias 12, 23 e 28 de junho, respectivamente, vésperas dos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, quando o nordestino mantém a tradição de acender fogueiras e fogos de artifício.

 

Repórter PB

Destaques