Sousa/PB -
Educação

São Francisco salta de 22,9% para 97% na Fluência Leitora; prefeito comemora

Com este índice, São Francisco consolida-se como uma referência em alfabetização na idade certa, garantindo uma base sólida para que os estudantes sigam sua trajetória escolar com sucesso e autonomia.

Da Redação Repórter PB

21/01/2026 às 11:00

Ads 970x250
Imagem Prefeito de São Francisco, Gerôncio Júnior

Prefeito de São Francisco, Gerôncio Júnior ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O prefeito de São Francisco, Gerôncio Júnior, comemorou nesta quarta-feira (21) os resultados das avaliações aplicadas na rede municipal de ensino, que mediram a Fluência Leitora dos alunos por meio do SIAVE — Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba.

Segundo o gestor, os números refletem o trabalho desenvolvido por professores e educadores da rede municipal, em parceria com a Secretaria de Educação do Município, que tem à frente o secretário Renan Casimiro.

“Hoje celebramos mais uma conquista na educação de São Francisco. Em 2025, nosso município deu um salto extraordinário na Fluência Leitora, passando de 22,9% para 97% no 2º ano do Ensino Fundamental”, afirmou o prefeito.

De acordo com Gerôncio Júnior, o avanço representa uma mudança significativa nos indicadores educacionais do município, consolidando um progresso expressivo na alfabetização das crianças na idade adequada.

“Esse resultado é fruto do trabalho dedicado dos nossos professores, gestores, equipes pedagógicas, estudantes e do apoio das famílias, aliado a políticas públicas comprometidas com a alfabetização na idade certa”, destacou o gestor, ao reconhecer o empenho da Secretaria de Educação.

As avaliações foram aplicadas pela Secretaria de Estado da Educação entre os dias 24 de novembro e 5 de dezembro de 2025, durante a 3ª edição anual da Avaliação Somativa do SIAVE. A ação foi realizada em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ao todo, foram avaliadas 13 mil turmas em todo o estado, envolvendo cerca de 150 mil estudantes, incluindo alunos do 2º ano do Ciclo de Alfabetização, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das redes municipais e estadual, além das 3ª séries do Ensino Médio das escolas públicas estaduais.

“São Francisco avança, transforma vidas e reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade”, concluiu o prefeito Gerôncio Júnior ao comentar os resultados divulgados.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.