Sousa/PB -
covid-19

China endossa cloroquina contra Covid-19; Feliciano lamenta ‘vidas perdidas por resistência ao remédio’

De acordo com informações do Conexão Política, o estudo foi realizado pela Universidade de Ciências de Saúde de Lahore (UHS) e supervisionado por uma força-tarefa

Da Redação Repórter PB

23/08/2020 às 10:02

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

Após os números de pessoas que morreram com Covid-19 chegar a patamares assustadores, uma informação sobre o protocolo médico de combate ao novo coronavírus chamou atenção do pastor Marco Feliciano (Republicanos-SP), que lamentou a politização do remédio.

A Comissão Nacional de Saúde da China fez a primeira atualização das “diretrizes de tratamento” contra o novo coronavírus desde março, e agora, recomenda o uso da cloroquina contra a doença. “A China é o primeiro país a recomendar o uso de cloroquina para tratar pacientes com Covid-19”, informou o South China Morning Post.

Ao mesmo tempo, um estudo realizado no Paquistão sobre o coronavírus disseminado no mundo a partir de Wuhan, na China, mostrou que a hidroxicloroquina reduz a mortalidade e ajuda a recuperar os pacientes que são diagnosticados com Covid-19, caso o remédio seja associado com azitromicina e o oseltamivir.

De acordo com informações do Conexão Política, o estudo foi realizado pela Universidade de Ciências de Saúde de Lahore (UHS) e supervisionado por uma força-tarefa científica notificada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo do Paquistão.

O vice-chanceler da UHS, professor Javed Akram, esclareceu que o objetivo era avaliar a hidroxicloroquina sozinha e em várias combinações de medicamentos como tratamento contra a Covid-19: “Trata-se de um ensaio clínico multicêntrico, com múltiplos grupos de teste, adaptativo e randomizado para controle de medicamentos, destinado a pacientes recém-diagnosticados”, informou Akram na cerimônia de anúncio dos resultados do estudo.

Para Marco Feliciano, há grande possibilidade de que a avaliação do cenário tenha sido influenciada de maneira negativa por questões políticas: “Temo que em um futuro bem próximo tenhamos a certeza de que muitas vidas foram perdidas pela resistência do uso da cloroquina, por politizarem um remédio tão simples que sempre esteve disponível”, lamentou o pastor, em uma publicação no Twitter.

O pastor e deputado federal também compartilhou uma análise do jornalista Rodrigo Constantino no programa 3 em 1, da rádio Jovem Pan, em que dados são apresentados indicando que a queda no ritmo de contágio no país coincide com o menor índice de isolamento social praticado pela população: “Números apontam que após reabertura dos comércios houve uma desaceleração na taxa de transmissão de covid. Engraçado, lembro-me que lá atrás diziam que leitos de hospitais iriam superlotar com os comércios voltando… política demais, ciência de menos!”.gospelmais

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.