
05/02/2026 às 09:30
O Coro Sinfônico da Paraíba vai a Portugal neste mês de fevereiro para a segunda etapa do projeto “Paraíba Canto em Além-Mar”, que iniciou na Paraíba entre 20 e 30 de novembro de 2025, com concertos, ações formativas e atividades de intercâmbio artístico, ao lado do grupo TRanÇa, da cidade portuguesa de Lamego, com participação especial do Grupo Folclórico do Sesc Paraíba.
O projeto é um intercâmbio cultural realizado em parceria com o Teatro Ribeiro Conceição e o Município de Lamego e agora vai atravessar o Atlântico para uma série de apresentações e encontros, a partir do próximo dia 20, em solo português.
A turnê do Coro Sinfônico vai percorrer as cidades de Lamego, Peso da Régua e Fátima, levando ao público português uma síntese da diversidade e da riqueza da produção coral brasileira. A agenda tem início no dia 20 de fevereiro, com concerto no Auditório Municipal de Peso da Régua. No dia seguinte, 21 de fevereiro, o grupo promove o Encontro de Coros do Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, fortalecendo o diálogo entre práticas corais brasileiras e portuguesas.
Em 22 de fevereiro, o Coro se apresenta na Igreja das Chagas, também em Lamego, e no dia 23 participa de um grande espetáculo comemorativo pelo aniversário do Teatro Ribeiro Conceição. A programação se encerra no dia 24 de fevereiro com a participação do grupo em uma missa no Santuário de Fátima, um dos mais importantes centros de peregrinação do mundo católico.
Além das apresentações, com a participação do Grupo TRanÇa e do Grupo Folclórico do Sesc Paraíba, o projeto prevê visitas a escolas de música e conservatórios portugueses, onde serão realizadas palestras, recitais, audições e atividades formativas voltadas a alunos e professores. Essa dimensão educativa reflete o compromisso do projeto com a inclusão, a diversidade e a ampliação do acesso à música, fomentando novas parcerias institucionais e fortalecendo redes de cooperação cultural entre os dois países.
O repertório preparado para a turnê destaca clássicos da música coral brasileira, com obras de compositores como Heitor Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Marcos Leite, Adoniran Barbosa e Ary Barroso. Em especial, o público português terá contato com a força criativa dos compositores nordestinos e paraibanos, incluindo José Siqueira, Clóvis Pereira, Pinto do Acordeon, Sivuca e Tom K, cuja obra revela a singularidade e a vitalidade da produção musical da Paraíba.
Para o regente do Coro Sinfônico da Paraíba, maestro Daniel Berg, levar esse repertório a Portugal representa uma honra e uma responsabilidade artística que inspira profundamente a todos. “Apresentar a música brasileira — e especialmente a música paraibana — além-mar é mais do que uma viagem cultural, é um gesto de partilha estética, reconhecimento da nossa identidade e celebração das nossas raízes. A força expressiva do nosso repertório encontra eco na tradição coral portuguesa, criando uma ponte musical que ultrapassa fronteiras. Tenho certeza de que este é apenas o início de uma grande parceria entre nossos grupos, nossos públicos e nossas instituições”.
Com essa programação, o projeto “Paraíba Canto em Além-Mar” reafirma a vocação da arte como elo entre culturas e lança novos olhares sobre a presença da música brasileira em Portugal, contribuindo para estreitar diálogos, trocar conhecimentos e celebrar a riqueza dos laços que unem os dois lados do Atlântico.
Coro Sinfônico da Paraíba
Fundado em 1960, o Coro Sinfônico da Paraíba é o grupo vocal oficial da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e um dos mais tradicionais do Nordeste. Reúne cantores de diferentes idades e formações, unindo experiência e renovação em torno da paixão pelo canto coletivo. Essa diversidade resulta em uma sonoridade singular, marcada pela dedicação e entusiasmo de seus integrantes.
Com ampla trajetória artística, o coro tem como missão difundir a prática do canto coral e democratizar o acesso à música de qualidade. Seu repertório abrange desde as grandes obras sacras e eruditas até composições contemporâneas e populares, refletindo a riqueza da cultura brasileira.
Além das temporadas sinfônicas, o grupo realiza concertos didáticos e populares, fortalecendo seu papel educativo e social. Ao longo de mais de seis décadas, participou de festivais e encontros nacionais e internacionais, consolidando-se como uma das principais referências da música coral no País.
O regente – O maestro Daniel Berg possui graduação em Letras – Francês e Bacharelado em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo realizado estudos complementares na Universidade de Lausanne (UNIL), na Suíça. É pós-graduado em Musicoterapia pelo Censupeg, possui pós-graduação em Regência pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é mestre em Música pela UFPB.
Como maestro e solista, apresentou-se em diversas cidades europeias, com destaque para Zurique, Berna e Lausanne, atuando em concertos e projetos de intercâmbio cultural. Aperfeiçoou-se em regência com renomados maestros nacionais e internacionais.
Atualmente, é músico da Prefeitura Municipal de Sapé e maestro titular do Coro Sinfônico da Paraíba, além de exercer atividade pedagógica como professor de Educação Musical, ministrando aulas de musicalização infantil em escolas da capital paraibana.
Recentemente, regeu o Coro da cidade de Gatchina, na Rússia, e atuou como professor convidado de regência no Conservatório de Música de São Petersburgo, representando a América Latina a convite da Associação de Regentes da Rússia.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera