
20/01/2026 às 20:58
O governador João Azevêdo empossou mais sete procuradores do Estado – outros dois nomeados tomarão posse nos próximos dias – e nove auditores de Contas Públicas que foram aprovados nos concursos públicos realizados nos anos de 2021 (PGE-PB) e 2023 (CGE-PB). O último concurso para a área jurídica do estado havia sido realizado em 2007.
A cerimônia, que aconteceu na tarde desta terça-feira (20) na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, foi marcada por muita emoção dos empossados e familiares dos novos servidores públicos estaduais.
O governador João Azevêdo parabenizou todos os empossados e reafirmou o seu compromisso com uma gestão pública cada vez mais técnica, eficiente e orientada para o interesse da população paraibana. “A Procuradoria tem um papel fundamental na defesa dos interesses do Estado e do seu povo e a gente sabe muito bem que isso só se torna possível quando a gente tem servidores entrando pela porta da frente, como eu sempre digo, que é o concurso público. Nós somos um governo que tivemos a oportunidade de fazer, entre todos os concursos que já estão concluídos, que estão em andamento, cadastro de reserva, mais de 16 mil vagas para o Estado, dos quais cerca de 10 mil foram nomeados”, ressaltou.
João Azevêdo destacou a atuação firme dos procuradores e dos auditores de contas na defesa da administração e dos direitos dos cidadãos. “Uma demonstração disso é que realizamos um concurso para 12 procuradores e 29 já foram chamados”, observou.
O chefe do executivo lembrou que em 2019 foi implantado o governo digital e hoje já são mais de 700 serviços disponíveis para os cidadãos por meio da informática, de um smartphone, de um computador. “Isso facilita o trabalho, mas obviamente que, a partir do momento que você abre essas possibilidades, surgem novas demandas associadas a esses novos serviços e a necessidade de pessoal especializado”, explicou.
Para o procurador-geral do Estado, Fábio Brito, o concurso público reafirma o compromisso do Governo da Paraíba com o fortalecimento da advocacia pública e o contínuo avanço nas careiras de estado. “O concurso público é mais um compromisso assumido e cumprido pelo governador João Azevêdo. Sou grato pela oportunidade de conduzir a PGE-PB em um momento em que ela se consolida como uma instituição que exerce advocacia pública de alta qualidade, contribuindo de forma decisiva para que a melhor prestação de serviços chegue ao cidadão com segurança jurídica”, destacou.
O controlador Geral do Estado, Letácio Guedes, afirmou que este concurso atende a demanda por profissionais que surgiram nos últimos anos, a exemplo da área de tecnologia, e os novos auditores chegam para atender essas demandas do Governo Digital. “Esse é mais um investimento que o governo João Azevêdo faz para recompor o quadro de procuradores e auditores de contas já que o último concurso público tem mais de 16 anos”, acrescentou.
O procurador empossado Paulo Henrique Machado Filho, falou em nome dos demais concursados e contou da alegria de assumir o cargo de procurador do Estado da Paraíba. Pernambucano e com avós paraibanos, ele atuou por quatro anos como procurador no Mato Grosso do Sul e optou em retornar ao Nordeste para voltar às suas origens e pelo conceito conquistado pela PGE e pela gestão do governo da Paraíba. “Espero poder contribuir para a defesa do Estado da Paraíba dentro da técnica jurídica aliada à Justiça Social”, pontuou.
Os novos Procuradores do Estado empossados são: Paulo Henrique Martins Machado Filho, Tarciso Barbosa Farias de Melo, Matheus Paiva de Queiroz, Ytalo Fernandes de Albuquerque, João Cavalcanti Tasso, Kleber de Gois Mota e Kamila Miranda Sena que fez o juramento em nome dos demais procuradores.
Já os novos auditores de contas da CGE são André Luís dos Santos, Carlos Roberto da Silva Junior, George André Freire, Janyelson Victor Lacerda, Marina Marquim Nogueira da Fonte, Nagilla Natasha Tavares, Rodrigo Monte Soares, Vinicius Cavalcanti Santos e Yan Santos Rodrigues.
Participaram da solenidade de posse o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho; o procurador geral do Ministério Público da Paraíba, Leonardo Quintans; a conselheira de Contas do TCE, Alana Galdino; o procurador do Ministério Público Federal na Paraíba, Bruno Galvão Paiva; a presidente da Associação dos Procuradores do Estado, Sanny Japiassu; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado, Vicente Braga; e o procurador Geral Adjunto, Flávio José.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera