Sousa/PB -
Formação

Governo capacita gerentes de Economia Solidária sobre processo de cadastramento e acesso às políticas públicas específicas

O novo CadSol será válido por 3 anos e foi criado para promover o reconhecimento público dos empreendimentos da Economia Solidária, permitindo a eles o acesso às políticas públicas específicas e às demais políticas voltadas a esse público.

Da Redação Repórter PB

28/10/2025 às 08:00

Ads 970x250
Imagem Capacitação de gerentes de Economia Solidária

Capacitação de gerentes de Economia Solidária ‧ Foto: Mano de Carvalho

Tamanho da Fonte

Para capacitar os gerentes dos equipamentos públicos de Economia Solidária do estado, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva de Economia Solidária (Sesaes), realizou nesta segunda-feira (27), no Centro Público Estadual de Economia Solidária, em João Pessoa, uma formação com os agentes do Programa Paul Singer para instruir e esclarecer quem pode e como se cadastrar um empreendimento solidário no novo sistema do Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CadSol) da Lei Paul Singer.

O novo CadSol será válido por 3 anos e foi criado para promover o reconhecimento público dos empreendimentos da Economia Solidária, permitindo a eles o acesso às políticas públicas específicas e às demais políticas voltadas a esse público.

O secretário executivo da Sesaes, Roberto Beltrão, ressaltou a importância da capacitação com as gerências dos equipamentos públicos. “Essa é mais uma atividade que vem fortalecendo o trabalho integrado em prol da economia solidária. O encontro tem como foco o alinhamento das ações voltadas ao cadastramento dos empreendimentos no CadSol - instrumento fundamental para o reconhecimento, visibilidade e acesso às políticas públicas”, explicou.

E complementou: “Com esse processo, garantimos que cada empreendimento seja devidamente identificado, potencializando o acesso a programas, editais e iniciativas que promovem geração de trabalho, renda e desenvolvimento territorial. Economia Solidária se faz com organização, parceria e oportunidade; e esse é mais um passo para fortalecer quem empreende com propósito”.

Para o agente do Programa Paul Singer, Matheus Barboza, que esteve à frente da formação, essas orientações são essenciais para que todos tenham compreensão de como podem proceder com os grupos. “É importante que a gente saiba que muitos agentes públicos não estão preparados, mas a economia solitária, apesar de antiga, é um assunto novo, a Lei é nova. Então, mostrar que o nosso papel como agentes é espalhar o que é o CadSol e como funciona a economia solitária”.

O representante da comissão Estadual do CadSol e também gerente da Casa de Economia Solidária de Pombal, José Pereira Filho, avaliou que “participar dessa capacitação é importante para nós que fazemos parte da Economia Solidária no Estado, onde a gente pode adquirir mais conhecimento sobre o cadastro. A importância de os grupos estarem cadastrados no CadSol, viabiliza para a questão de políticas públicas futuras através do Governo Federal. Hoje, eu venho na busca de aprimorar ainda mais o meu conhecimento sobre o CadSol”.

Já a gerente da Casa de Economia Solidária de Sumé, Elaine Andrade, disse que “levo conhecimento para repassar aos grupos da região, pois é algo que vai dar mais visibilidade, mais apoio para serem certificados e estarem realmente como empreendimentos de Economia Solidária”.

A gerente da Casa de Economia Solidária de Ingá, Nady Jakelle, considerou uma atividade importante para as gerências dos equipamentos públicos. “Uma forma de formalizar os grupos informais, cooperativos e associações que a gente tem dentro da Casa, tornar mais visível não só em âmbito estadual como também nacional. É para eles uma grande oportunidade de estar inserido nesse cadastro para futuros projetos de políticas públicas, que aí vem acrescentar no currículo deles, mas também na trajetória toda, vem se solidificar enquanto empreendimento de Economia Solidária.

Os equipamentos públicos estão nos municípios de Ingá, Soledade, Sumé, Sapé, Pombal, Araruna, Barra de Santa Rosa e o Centro Público Estadual de Economia Solidária – o Eco Paraíba, em João Pessoa.

Sobre o CadSol - O CadSol teve o seu retorno após a promulgação da Lei Paul Singer, em dezembro de 2024, e segue sem prazo para encerrar esse ciclo de cadastro. Acesse o link para se cadastrar: https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-iniciativas-economicas-solidarias.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.