21/09/2025 às 07:30
O “Protagonismo Feminino na Criação de Abelhas” foi o tema do debate do projeto “Encontro de Mulheres do Agro” promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB) durante o XV Festival do Mel, que acontece no município de São José dos Cordeiros. As abelhas são responsáveis por 80% de todos os alimentos que vão para a mesa da população mundial, sendo que os outros 20% da polinização é de responsabilidade dos pássaros, morcegos, joaninhas e outros animais.
O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo Vieira, destaca a importância da criação de abelhas para o equilíbrio do meio ambiente e na produção de mel, que gera emprego e renda. “É importante perceber a presença cada maior da mulher na apicultura e meliponicultura, contribuindo na produção e em toda a cadeia produtiva”, enfatiza.
A assessora de Gestão Social da Sedap-PB, Márcia Dornelles, ressalta que “a polinização feita pelas abelhas é de extrema importância no ecossistema, sendo que na agricultura a polinização no mundo inteiro garante a produção de alimento”. Ela relata que “aqui em São José dos Cordeiros tivemos a oportunidade de dialogar sobre a importância das abelhas para o planeta, mas também o papel das mulheres na produção de abelhas, que engloba desde a prática da apicultura e meliponicultura até o empreendedorismo sustentável com produtos derivados das abelhas, passando pela sua presença em todas as etapas da cadeia produtiva e pela promoção da conservação da biodiversidade”.
Apesar dos desafios e do papel de decisão estar majoritariamente nas mãos dos homens, a participação feminina tem crescido na criação de abelha. A criação da Associação de Apicultores e Meliponicultores de São José dos Cordeiros (AAMESJCO) possibilitou a criação de um ambiente em que a mulher fique mais à vontade para seguir no que quiser no setor.
O debate sobre o “Protagonismo Feminino na Criação de Abelhas” teve a apresentação das experiências das produtoras rurais da AAMESJCO. Uma delas é Gilvanes Rodrigues. Ela relembra que entrou na apicultura para ajudar o marido, principalmente durante a estação do mel. Ela destaca a importância de se trocar ideias e aprender cada vez mais sobre a produção e reconhecer a presença das mulheres no meio produtivo como protagonistas.
Outras produtoras rurais da associação também participaram do evento e contaram suas experiências. Foram elas: Luiza Ramos, Juliana Ramos, Rita Ramos, Maria Inês da Silva, Giovanize Morais e Edvanja Ramos.
A vice-prefeita de São José dos Cordeiros, Rosângela Moura, participou do Encontro de Mulheres do Agro. Ela ressalta o crescimento do Festival do Mel no município. “A gente percebe que na apicultura acontece uma sucessão de pai para filho, do esposo para a esposa, que gera renda. A participação dessas mulheres é importante que aconteça”.
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente de São José dos Cordeiros, Paolla Leite, que mediou o debate, comenta que “são 15 anos de história do festival e ele só acontece porque há uma atividade econômica por trás disso, que é a produção do mel no município. A gente para em setembro para festejar uma atividade que vem dando certo”. Ela conta que hoje no município “temos as mulheres participando do encontro discutindo o seu protagonismo numa troca de experiência muito satisfatória, temos apicultores já com o selo, o que é muito importante”.
O XV Festival do Mel é uma realização da Prefeitura de São José dos Cordeiros com o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Sedap-PB. O evento conta ainda com parceria do Sebrae-PB, da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Federação de Agricultura da Paraíba (Faepa-PB).
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera