Sousa/PB -
Evento

Projeto “Encontro de Mulheres do Agro” destaca o empreendedorismo feminino durante a VIII Fenevale em Itabaiana

A palestra ocorreu durante a abertura da programação da VIII Feira de Negócios do Vale do Paraíba (Fenevale) e do VII Festival do Camarão, no auditório montado na Praça Epitácio Pessoa, no município de Itabaiana.

Por Redação do Reporterpb

05/09/2025 às 19:29

Ads 970x250
Imagem VIII Fenevale em Itabaiana

VIII Fenevale em Itabaiana ‧ Foto: Assessoria

Tamanho da Fonte

O Projeto “Encontro de Mulheres do Agro”, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), destacou nesta sexta-feira (5) o empreendedorismo feminino na carcinicultura, a produção de camarões em cativeiro. A palestra ocorreu durante a abertura da programação da c, no auditório montado na Praça Epitácio Pessoa, no município de Itabaiana. 

O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, enfatizou que o “Projeto Encontro de Mulheres do Agro” visa ressaltar o protagonismo das mulheres no agronegócio. “É um espaço para que se valorize e se reconheça o importante papel da mulher nas propriedades rurais. A ideia é realizar palestras durante as feiras e exposições onde exemplos de mulheres empreendedoras sejam mostrados, assim como outros temas sejam abordados, como o combate à violência, por exemplo”, destacou.

A assessora de Gestão Social da Sedap-PB, Márcia Dornelles, frisou que “o projeto Encontro das Mulheres do Agro não é feito só para as mulheres. É para os homens também. É necessário dar protagonismo às mulheres para termos uma sociedade realmente justa. As mulheres têm importância tanto quanto os homens nesse processo”. Ela fez um breve histórico das conquistas históricas femininas antes de apresentar a palestrante, a empreendedora Laryssa Magno.  

Durante a VIII Fenevale, a representante da Fazenda Mirim, a produtora rural Laryssa Magno proferiu a palestra “Protagonismo das Mulheres na Carcinocultura”. Engenharia civil de formação, ela relatou que decidiu investir na criação de camarão após ter contato com o meio de produção. 

Laryssa Magno explicou que, ao lado do seu marido, Alberto Magno, adquiriu a Fazenda Mirim, que fica no município vizinho de Salgado de São Félix, especializada na produção de camarão. Contudo, ela contou que a incomodava apenas produzir e comercializar camarão fresco. “Eu falava para o meu marido que a gente precisava agregar valor ao produto com o objetivo de expandir o negócio”, afirmou.

O casal foi em busca de aperfeiçoamento. Laryssa Magno apontou que introduziram na produção da Fazenda Mirim práticas de controle de qualidade do camarão produzido e foram atrás de se tornarem fornecedores para redes de restaurantes e hotéis. “Nós buscamos tornar a nossa produção com mais qualidade, agregar valor. Eu assumi toda a parte de manejo da fazenda e o meu marido ficou com a área administrativa”, lembrou. 

Os desafios foram muitos. Laryssa Magno, inclusive, contou que houve caso de funcionário da propriedade afirmar que só trabalharia recebendo ordens do marido dela. A empreendedora afirmou que os obstáculos foram ultrapassados e “atualmente a gente tem uma equipe de funcionários bem capacitada e que entende como deve ocorrer todo o processo de produção do camarão”. 

A produtora revelou que os resultados vieram, as vendas cresceram e ela e o marido abriram um ponto de apoio da Fazenda Mirim em João Pessoa. “A gente estuda e tem planos de ampliar ainda mais os negócios, chegar a fornecer camarão para restaurantes de São Paulo e Brasília. É um passo que pensamos para o futuro”, ressaltou. 

Sobre os desafios de ser mulher num negócio onde o espaço é ocupado majoritariamente por homens, Laryssa Magno comentou: “Eu fui estudante de Engenharia Civil. Eu era a única menina e a turma tinha mais de 30 homens. Eu terminei o curso e me formei. Eu sempre fui estudante de escola pública. Quando a gente conhece mulheres que lutam, que estão à frente de projetos, a gente percebe que é possível. A gente tem que olhar para essas mulheres que são exemplos”.      

Itabaiana: Produção de 15 mil toneladas de camarão por ano

O município de Itabaiana vai produzir este ano 15 mil toneladas de camarão. A informação foi divulgada durante a abertura da VIII Fenevale, nesta sexta-feira (5), pelo prefeito Cláudio Neto. “A gente vem trabalhando para aumentar esses números e melhorar a produção”, enfatizou. Estamos realizando a Fenevale reunindo empresários, trabalhadores, artesãos, microempreendedores e, com isso, nós criamos oportunidades de negócios e fazemos com que o nosso potencial e do desenvolvimento local seja explorado cada vez mais”, afirmou.

Cláudio Neto destacou, ainda, a realização do Festival do Camarão. “Paralelamente à Fenevale, nós realizamos também a VII Edição do Festival do Camarão, reunindo diversos comerciantes locais, expondo e vendendo produtos à base do camarão e potencializando também a nossa culinária local”. 

O gestor ressaltou a presença do Governo da Paraíba para a realização dos eventos. “O Governo do Estado tem sido parceiro em tudo aqui em Itabaiana. Através da Sedap-PB foi possível apoiar esse evento que já faz parte do calendário de eventos do Governo do Estado e, também, através dessas parcerias a gente consegue potencializar a nossa feira”, observou. 

A VIII Fenevale e o VII Festival do Camarão prossegue até este sábado (6). Na estrutura montada na Praça Epitácio Pessoa, em Itabaiana, serão realizadas palestras, exposição e comercialização de implementos e produtos, além de atrações musicais. Na programação, haverá, ainda, um dia de campo na Fazenda Mirim, em Salgado de São Félix, para a observação de como é feita a produção do camarão. 

Os eventos, que são apoiados pelo Governo da Paraíba, através da Sedap-PB, têm também como parceiros o Sebrae-PB, a Associação dos Carcinicultores da Paraíba (ACPB), Senac-PB, a Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), a Federação de Agricultura da Paraíba (Faepa-PB), e o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB).

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.