20/08/2025 às 19:20
O Programa Cidadão já emitiu aproximadamente 45 mil novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN) de janeiro a agosto deste ano. O documento pode ser emitido gratuitamente na sede do programa, localizada na Fundação Espaço Cultural, na Capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, por ordem de chegada.
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um documento confiável, seguro, disponível em formato físico ou digital e possuí número único nacional, o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além disso, a CIN tem padrão, fluxo de emissão e de dados de identificação oficiais em todo o país, desta forma, suspende o uso de informações divergentes na identificação do cidadão.
O gerente do Programa Cidadão, Roberto Leite, destacou a importância da emissão da Carteira Nacional de Identificação, lembrando que o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), mantém um posto fixo da documentação básica no Espaço Cultural, dotado de espaço exclusivo para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista(TEA). “Emitimos gratuitamente a nova Carteira de Identidade Nacional, dotado do número do CPF. Para emissão do documento, os interessados solteiros devem apresentar o registro de nascimento, original ou cópia autenticada em cartório. Se casado, a certidão de casamento, ou se for divorciado, a certidão de casamento com averbação do divórcio, além de comprovante de residência e o CPF”, informou.
Roberto Leite ressaltou que as antigas carteiras de Identidade são válidas até 2032, mas observou que é importante fazer a substituição por ser um documento mais seguro contra fraudes e para facilitar o acesso aos Programas Sociais dos Governos federal, estadual e municipal.
A auxiliar de serviços gerais, moradora do bairro Mussumagro, Gabriela da Silva, procurou nesta quarta-feira (20) pela manhã o Programa Cidadão para emitir a segunda via de sua identidade. “Estou muito satisfeita, havia perdido meu documento e hoje vim retirar minha identidade. Estou muito feliz, fui muito bem atendida por todos os servidores”, disse Gabriela.
Já a dona de casa Maria do Socorro Batista da Silva, (57), residente no bairro Camboinha I, na cidade de Cabedelo, compareceu ao Programa Cidadão buscando a emissão da CIN para seu filho, Artur Henrique Batista Ferreira (22), jovem com Síndrome de Down. “Achei o serviço ótimo, cheguei já fui atendida, equipe acolhedora, local confortável”, elogiou.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera