18/08/2025 às 16:00
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), realiza a edição 2025 da Olimpíada Paraibana de Matemática (OPM), competição voltada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das redes pública e privada. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 15 de setembro, exclusivamente pelo site www.mat.ufpb.br/opm. As provas acontecerão no dia 29 de novembro, de forma presencial, em 17 polos distribuídos pelo estado.
A competição tem como objetivos estimular o estudo da matemática, incentivar jovens talentos e promover a integração entre escolas e universidades. As provas são individuais, com cinco questões discursivas, elaboradas conforme o nível de escolaridade. A participação é dividida em três níveis: nível 1: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; nível 2: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; nível 3: alunos do Ensino Médio.
Cada escola poderá inscrever até 20 alunos nos níveis 1 e 2, e até 30 alunos no nível 3. A aplicação das provas será realizada nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Guarabira, Monteiro, Princesa Isabel, Itabaiana, Mamanguape, Cuité, Pombal, Araruna, Itaporanga, Areia, Juazeirinho e Pedras de Fogo. O coordenador escolar será responsável pelas inscrições e pela escolha dos alunos participantes.
Serão concedidas medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas aos estudantes com melhor desempenho, com premiação separada para alunos das redes pública e privada. A divulgação dos resultados será feita nos canais oficiais da OPM.
A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio de projeto de extensão aprovado pelas pró-reitorias de Extensão da UFPB e da UEPB. A OPM também conta com apoio da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e da empresa Stone.
Confira o regulamento completo aqui.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera