01/08/2025 às 08:59
O promotor paraibano Leonardo Quintans, que obteve a maioria dos votos na eleição interna para a escolha do novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), destacou a importância de uma atuação mais próxima da população e do fortalecimento das ações de combate às facções criminosas no estado.
Com 205 votos, o equivalente a 93,2% dos 220 votantes, Quintans liderou a lista tríplice, seguido por Rodrigo Marques da Nóbrega, com 64 votos, e Aristóteles de Santana Ferreira, com 53 votos. João Geraldo Barbosa, quarto colocado, com 41 votos, ficou de fora da lista que será encaminhada ao governador João Azevêdo. O chefe do Executivo estadual terá até 15 dias para nomear um dos três indicados.
Durante a campanha, Leonardo Quintans defendeu um Ministério Público mais próximo do cidadão, com atenção especial aos problemas sociais e à segurança pública. “Vivemos um tempo que exige o fortalecimento do combate às facções criminosas e a ampliação do diálogo com a sociedade. A Paraíba está em um momento de desenvolvimento, e o MP deve ser um parceiro nesse processo”, afirmou.
Natural de João Pessoa, com 44 anos, Quintans ingressou no MPPB em 2013. Já atuou em diversas comarcas, incluindo Sousa, onde desempenhou um trabalho reconhecido. Também ocupou cargos como coordenador do Centro de Apoio às Promotorias do Patrimônio Público, secretário de Planejamento e Gestão do MPPB e presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP). Em nível nacional, foi diretor do Nordeste da Conamp e coordenador do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco).
Agora, com ampla aprovação dos colegas, Leonardo Quintans aguarda a decisão do governador João Azevêdo para possivelmente assumir a chefia do MPPB no biênio 2025–2027.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera