Sousa/PB -
Recomendação

TCE requer planejamento do uso das águas do Canal Acauã/Araçagi

Depois dessa inspeção, a mesma Auditoria deve se pronunciar acerca da eficácia e efetividade dos serviços.

Da Redação Repórter PB

31/07/2025 às 13:30

Imagem Canal Acauã/Araçagi

Canal Acauã/Araçagi ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia deve planejar a utilização das águas do Canal Acauã/Araçagi destinado a integrar as vertentes paraibanas servidas pela Transposição do São Francisco. Esta foi uma das recomendações expressas, na manhã desta quinta-feira (31), pelo conselheiro Fernando Catão, relator do Processo de Inspeção Especial de Obras (nº 04846/14) examinado, na ocasião, pela 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba.

Em seu voto, aprovado à unanimidade, ele determinou ao titular da Pasta “que faça o recebimento do termo da obra, como determina o edital de licitação”. Também, que atenda às exigências estabelecidas neste contrato. Por sua vez, a Auditoria do TCE deve promover inspeção in loco do Canal, no exercício de 2026, “com vista a verificar sua operação e se atende ao projeto executivo”. Depois dessa inspeção, a mesma Auditoria deve se pronunciar acerca da eficácia e efetividade dos serviços.

As inspeções já realizadas pela Auditoria ativeram-se aos aspectos operacionais da obra, porquanto a análise financeira fora realizada pelo Tribunal de Contas da União, culminando com o cancelamento do Lote 3, “devido aos aspectos econômicos causados por sucessivos reajustes em um projeto com prazo superior a dez anos”. Ao decidir pela regularidade da obra, o conselheiro Catão assim o fez com as recomendações tanto expressas à equipe de auditores quanto ao secretário dos Recursos Hídricos.

Tiveram suas contas aprovadas, na manhã desta quinta-feira, as Câmaras Municipais de Alagoa Grande e Caaporã, ambas relacionadas ao exercício de 2024.

Compõem a 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba os conselheiros Antonio Gomes Vieira Filho, Nominando Diniz, Fernando Catão e Renato Sérgio Santiago Melo. O quorum desta quinta-feira foi completado com a participação excepcional do conselheiro André Carlo Torres Pontes. O Ministério Público de Contas está aí representado pelo subprocurador geral Luciano Andrade Farias. A TV TCE-PB, Canal no YouTube, exibe os julgamentos presenciais e remotos.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.